Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

O projeto Suscom + de atenção à saúde básica

A proposta é reforçar a importância da atenção básica na pauta dos municípios paranaenses.

  • 05/10/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
O projeto Suscom + de atenção à saúde básica

O atendimento à saúde da população na rede pública, oferecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, começa na Atenção Básica, etapa que responde por quase 90% das questões de saúde da população – apenas uma minoria dos casos requer atendimento especializado. Ou seja: se a atenção básica, esse primeiro atendimento, for bem realizado, a qualidade do serviço de saúde prestado na rede pública melhora muito.

Com a proposta de garantir atenção básica de qualidade e também estimular a população a participar das políticas de saúde nas suas cidades, o Ministério Público do Paraná desenvolve o projeto Suscom+. A proposta é reforçar a importância da atenção básica na pauta dos municípios paranaenses, partindo de demandas da própria comunidade a respeito do serviço de saúde. 

Na manhã de desta quinta-feira (05), foi realizada uma prestação de contas das atividades do SUScom+, projeto iniciado em junho, juntamente com o MPPR, Secretaria de Saúde, entidades e a comunidade, com levantamento das prioridades com o tema “Saúde Mental”. Nessa prestação de contas, foram apresentadas as propostas levantadas, que são, construção do centro de atendimento à pessoas TEC – Transtorno do Espectro Autista; projeto de prevenção de drogas; projeto sobre dependência química junto a DEPEN e também ampliação do número de profissionais unto a Secretaria de Saúde.

O Dr. Marco Antônio Teixeira, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, relatou sobre o encontro realizado em Medianeira:


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post