Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Onda de calor leva Itaipu a bater recorde de produção diária de energia em 2023

Altas temperaturas fizeram aumentar a demanda da usina. Na segunda-feira, (25) foram produzidos 274.837 MWh.

  • 27/09/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Onda de calor leva Itaipu a bater recorde de produção diária de energia em 2023

A Itaipu Binacional registrou, nesta segunda-feira (25), a maior produção diária do ano. Os 274.837 MWh gerados em um único dia ajudaram a atender a alta demanda de energia dos mercados brasileiro e paraguaio devido à onda de calor que está atingindo toda região. A produção foi 25% maior que a observada nos últimos meses.

O aumento na produção diária de Itaipu vem acontecendo desde quinta-feira (21), acompanhando a elevação dos termômetros nos dois países. “Desde sexta-feira, colocamos à disposição dos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio toda a capacidade disponível da usina para garantir energia a ambos os países, sendo efetivamente utilizada nos períodos de alto consumo. Assim, contribuímos para dar segurança energética ao Brasil e ao Paraguai”, informou o superintendente de Operação, Rodrigo Gonçalves Pimenta.

O maior consumo de energia acontece entre 14h e 22h, devido ao uso de ar-condicionado e outros sistemas de refrigeração. Neste período, aumenta a demanda de energia nos sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai. Na segunda-feira (25), por exemplo, foi registrado recorde histórico da carga média diária no Sistema Interligado Nacional do Brasil (SIN-BR).

De acordo com Pimenta, a usina hidrelétrica tem grande capacidade de atender não só a produção já planejada, mas também a eventuais desvios na programação, com demandas extras e pontuais de energia. Além disso, ela está disponível para aumentar sua geração e compensar variações das fontes intermitentes, como solar e eólica.

Na segunda-feira (25), a produção de Itaipu contribuiu com 10% de toda a energia gerada no Brasil e 77% do Paraguai. Os 274.837 MWh seriam suficientes para atender a cidade de São Paulo por 3 dias, o Distrito Federal por 15 dias, a cidade de Foz do Iguaçu por 5 meses e meio ou o Paraguai por 5 dias.   

A expectativa é que, já a partir desta terça-feira (26), a produção diminua, acompanhando a tendência de queda da temperatura.

Onda de calor

Na semana passada, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, publicou um alerta sobre o aumento da temperatura devido a uma onda de calor. De acordo com o órgão, o inverno deste ano foi um dos mais quentes desde 1961.

Fonte: Assessoria

Autor do post