Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governador visita UIA da Lar em Matelândia e conhece sistema de reuso de água

O volume economizado seria suficiente para abastecer uma cidade de 60 mil habitantes.

  • 18/09/2023
  • Foto(s): Angélica Caldereiro/Costa Oeste News 92,7
  • Região
Governador visita UIA da Lar em Matelândia e conhece sistema de reuso de água

O governador Ratinho Junior visitou na sexta-feira a Unidade Industrial da Lar Cooperativa Agroindustrial em Matelândia, onde entre outros assuntos, foi conhecer o novo sistema de reuso de água da unidade industrial de aves. A indústria de aves em Matelândia foi a primeira a ser inaugurada, em setembro de 1999, quando a Lar Cooperativa apostou na avicultura para diversificar a produção e viabilizar pequenas propriedades para geração de renda aos associados. É a maior entre as quatro plantas em operação, que juntas totalizam um abate diário de mais de 1 milhão de aves, produção com destino a todo território nacional e exportada para mais de 87 países em diversas regiões do mundo.

Agora, investindo em ações voltadas ao meio ambiente, a Cooperativa inaugurou um sistema moderno que permite tratar todo o efluente industrial reaproveitando a água, tanto para o consumo humano quanto para os processos de industrialização do frango.

Com o sistema, metade desta água é tratada e reutilizada pela própria cooperativa. O volume economizado seria suficiente para abastecer uma cidade de 60 mil habitantes.

De acordo com o diretor-presidente da cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, o sistema de reuso de água vem atender as recentes ampliações que foram realizadas na unidade industrial. A visita do Governador Ratinho Júnior também serviu para que a Lar Cooperativa apresentasse alguma importantes necessidades, principalmente em infraestrutura, ao governo, disse Irineo da Costa Rodrigues:

O Paraná é o maior produtor de frangos do Brasil, com mais de 34% da produção nacional. De acordo com o IBGE, o Estado produziu 1,07 bilhão de unidades de janeiro a junho deste ano. A marca é a maior já registrada na história e representa um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a unidade de Matelândia emprega cerca de 9 mil pessoas. Em todas as suas unidades, a cooperativa emprega cerca de 30 mil trabalhadores.

Essa é uma das maiores cooperativas da América Latina e que está dando um exemplo de como produzir alimentos com qualidade e sustentabilidade, que é uma preocupação do Estado. Por iniciativas como esta que o Paraná é hoje a maior referência em sustentabilidade do Brasil, afirmou o Governador Ratinho Júnior:

Durante a visita o Governador, também aproveitou para falar do seu sentimento em estar participando desse momento importante e sobre o projeto de reuso de água:

Fonte: João Hermes/Costa Oeste News 92,7

Autor do post