Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Diretores da ACISMI compõem comitiva na Missão técnica da Caciopar a São Paulo

A comitiva foi recebida pelo presidente da associação anfitriã, Roberto Mateus Ordine, e pelo presidente da Facesp da CACB.

  • 12/09/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Diretores da ACISMI compõem comitiva na Missão técnica da Caciopar a São Paulo

O Presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu(ACISMI), Jolmir Raimundi, e a diretora de Eventos e Promoções, Aline Sari, estiveram com a Comitiva da Coordenadoria das Associação Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná(CACIOPAR) em Missão Técnica a São Paulo entre os dias 3 e 7 de setembro. 

A primeira visita foi à ACSP - Associação Comercial de São Paulo e na Facesp - Federação das Associações Comerciais de São Paulo, ambas na mesma estrutura. A comitiva foi recebida pelo presidente da associação anfitriã, Roberto Mateus Ordine, e pelo presidente da Facesp da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), Alfredo Cotait Neto. E se encontraram com a senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura. Além de questões ligadas ao universo empresarial, Ordine e Cotait Neto falaram sobre desafios e oportunidades às empresas e perspectivas ao Brasil, bem como sobre a Faculdade do Comércio. Durante a visita os representantes das Aces do Oeste do Paraná conhecerão mais sobre questões institucionais, de serviços e também comerciais da Associação Comercial de São Paulo, uma das maiores e mais antigas do Brasil. 

No segundo a comitiva visitou a Nexus, uma das cinco melhores incubadoras do mundo (UBI Global), sediada em um dos parques tecnológicos mais avançados do Brasil, e foram recepcionados pelo coordenador de Novos Negócios Amaury Acatauassú e outros diretores da instituição, considerada modelo em organização e inovação para o Brasil. Além de conhecer a estrutura, os integrantes da missão técnica da Caciopar puderam visitar algumas das empresas inovadoras instaladas na Nexus. Eles estiveram na Fab Soluções, destinada a desenvolver soluções em internet das coisas voltadas à coleta de dados e aplicação desses em cidades inteligentes. Estiveram também na Climatempo, a principal empresa de consultoria meteorológica do País. Também visitaram o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), referência em monitoramento inteligente para aplicação em segurança, mobilidade, defesa civil e ação social. Outro aspecto interessante sobre a Nexus é o seu elevado grau de transparência: todos os documentos são públicos e podem ser encontrados no site do complexo porque parte dos recursos utilizados na estrutura vêm de esferas públicas. O parque tem, inclusive, parceria com a Finep (financiadora de estudos e projetos de inovação).


No terceiro dia de missão a visita foi no Cubo de Inovação do Itaú, uma das instituições financeiras mais tecnológicas do mundo. A recepção ao grupo foi feita por Andrei Golfeto, líder de comunidade responsável por repassar as informações do ambiente aos visitantes. O projeto do Cubo foi iniciado pelo Itaú em 2015. Devido à procura e ao sucesso do projeto, no começo ambicionando para ter a participação de 12 startups, ele foi transferido para o seu atual endereço, um ambiente cuidadosamente preparado com 22 mil metros quadrados de área construída. A missão do Cubo é conectar empreendedores a investidores e a parceiros estratégicos de forma a contribuir com a escalabilidade de startups e melhorar a eficiência do mercado. A mentalidade comum, disseminada em todos os locais integrados ao projeto, é a geração de negócios a todo o momento. 

Para a Diretora de Eventos e Promoções, Aline Sari, a missão técnica permitiu a troca de experiências e promoção do fortalecimento do movimento empresarial. “A visita a associação comercial de São Paulo e o encontro com duas das maiores autoridades empresariais do Brasil nos proporcionou identificar novas práticas de gestão, debatendo sobre os desafios e oportunidades da classe empreendedora do sistema associativista, sobretudo, aprender com a experiência de uma associação que foi fundada em 1894”, citou. 

Sari completou dizendo que as visitas ao Cubo Itaú e ao Parque tecnológico de São José dos Campos, despertou para “nós empresários o entendimento de como esse mundo funciona e captar conhecimentos e reflexões para que as práticas apresentadas possam ser introduzidas na realidade do nosso município e dos nossos associados”.

Segundo o Presidente da Acismi, Jolmir Raimundi, foi uma excelente experiência com o objetivo de buscar novos conhecimentos. “Observamos que muitas questões vistas em São Paulo podem ser trabalhadas na região e em nossa cidade”, concluiu Jolmir.

Fonte: Assessoria

Autor do post