Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Corpo de Bombeiros participa em Missal de exercício militar internacional

A ação tática simulada ocorreu na cidade de Missal, um dos municípios atendidos pelo 9º Grupamento de Bombeiros

  • 17/08/2023
  • Foto(s): Assessoria
Corpo de Bombeiros participa em Missal de exercício militar internacional

Na tarde desta terça-feira (15), militares do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros participaram de um exercício militar internacional, no marco da Conferência dos Exércitos Americanos, que reproduziu um atentado a tiros, demandando uma operação de resgate veicular e atendimento pré-hospitalar em ambiente hostil.

A ação tática simulada ocorreu na cidade de Missal, um dos municípios atendidos pelo 9º Grupamento de Bombeiros, onde o Exército Brasileiro em cooperação com o exército dos Estados Unidos ensaiou a coalizão das Forças Armadas com o Corpo de Bombeiros em um hipotético atendimento.

Ao todo, 12 bombeiros militares em 6 viaturas, além de agentes da Defesa Civil, participaram desta atividade integrada entre americanos e brasileiros que utilizou o protocolo de triagem START (Simple Triage And Rapid Treatment), isto é, triagem simples e tratamento rápido, pensado para rápida avaliação em incidentes com múltiplas vítimas, categorizando-as em quatro categorias de cores que informam o nível de urgência necessária de atendimento.

A aplicação no IMUV (Incidente com Múltiplas Vítimas), reproduziu técnicas utilizadas em eventos com número grande de vítimas que superam a capacidade inicial de recursos disponíveis.

Nesta cooperação internacional, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná está executando ações típicas de ocorrências atendidas pela corporação como estágio de Coordenação Civil Militar, proteção de civis, incidentes químicos, resgate com mergulhador, incêndios busca e resgate em estrutura colapsada além de resgate veicular.

Galeria de ImagemGaleria de ImagemGaleria de Imagem

Fonte: Assessoria