Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pulverização localizada de herbicida

Essa tecnologia não requer a aquisição de novos equipamentos, podendo gerar uma economia de 80%.

O sistema de detecção de plantas daninhas e PLH (Pulverização Localizada de Herbicida) é tema de estudo pela Unioeste Cascavel, tendo como uma das principais vantagens ao produtor rural, a não necessidade de adquirir equipamentos novos, ou seja, podendo utilizar os equipamentos atuais, desde que tenham GPS e o sistema necessário.

Para o acadêmico de Doutorado da Unioeste Cascavel, Felipe Nobre, isso deverá auxiliar o produtor na resolução de um dos principais problemas. “Com este sistema, nós identificamos as plantas daninhas individualmente, deixamos uma margem de segurança e geramos um mapa de aplicação, sendo este mapa instalado na máquina do produtor, podendo ser drone, auto propelido ou pulverizador de arrasto. Essa tecnologia não requer a aquisição de novos equipamentos ou mão de obra especializada. Com certeza isso auxiliará o produtor no principal problema que é o controle de plantas daninhas”, fala Felipe.


Na prática, todo esse estudo da universidade pode gerar uma economia de 80%, além de diminuir o trabalho e contribuir com o meio ambiente. “A gente tem resultados práticos de economia acima de 80%. Não é só economia financeira, é também o alimento mais limpo. Muitas vezes o produtor fica na dúvida se a lavoura precisa ou não da aplicação, e assim resolvemos com a aplicação somente onde é necessário. Isso é bom para o produtor e é bom para o meio ambiente”, conclui o Doutorando.

Fonte: Costa Oeste News