Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saúde de São Miguel do Iguaçu alerta para cuidados com o escorpião amarelo em agosto e setembro, meses de sua reprodução

Ações como fechar ralos de pias, banheiros e demais localidades da residência são fundamentais.

Saúde de São Miguel do Iguaçu alerta para cuidados com o escorpião amarelo em agosto e setembro, meses de sua reprodução

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, está emitindo um alerta sobre os cuidados necessários durante os meses de agosto e setembro, quando o escorpião amarelo entra em seu período de reprodução. Esses meses são associados a um aumento no número de casos de acidentes envolvendo esses animais.

“Com a chegada dos meses de agosto e setembro, a movimentação do Escorpião Amarelo (Tityus serrulatos) se torna mais ativa. Com isso, é importante relembrar alguns cuidados que devemos tomar dentro e fora das nossas residências, para assim evitarmos acidentes”, explicou a médica veterinária da secretaria, Débora Andreolla Lazzari.

Ações como fechar ralos de pias, banheiros e demais localidades da residência são fundamentais. “Vedar soleiras de portas e frestas, realizar dedetização na residência, limpeza e vedação das caixas de gordura, no pátio cuidados para não ocorrer acúmulo de folhas e matérias orgânicas e entulhos, vedar rachaduras e buracos em muros também são ações eficazes”, acrescentou Débora.

Outra medida crucial é comunicar os estabelecimentos de Vigilância e Atenção Básica em Saúde assim que esses animais forem encontrados nas residências, para que seja realizada a coleta de dados e informações.  Em São Miguel do Iguaçu o contato é o (45) 3565-8146.

A Vigilância Epidemiológica realizou neste ano 08 buscas ativas e foram encontrados 137 escorpiões. “Cinco acidentes aconteceram e as pessoas tiveram assistência médica”, completou Débora.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, pede a atenção da população e orienta para que, em caso de acidente, procure assistência médica o mais rápido possível “Se não tratado em tempo a picada do escorpião pode levar à morte”, alertou.

Fonte: Assessoria

Autor do post