Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PROCON de São Miguel do Iguaçu alerta sobre o golpe do empréstimo consignado

Na grande maioria dos casos de golpe, os criminosos informam que participam de alguma instituição financeira para assim oferecer o empréstimo com vantagens que são imperdíveis.

  • 09/08/2023
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
PROCON de São Miguel do Iguaçu alerta sobre o golpe do empréstimo consignado

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/PR) de São Miguel do Iguaçu faz um alerta sobre golpes do empréstimo consignado. Atualmente o órgão vem recebendo muitas denúncias desse tipo de golpe.

 O empréstimo consignado está sendo uma isca para os criminosos que desejam atrair os funcionários públicos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). “Você precisa estar sempre atento ao golpe do empréstimo consignado e saber identificar o momento exato para não se tornar mais uma vítima”, explica a diretora do Procon do município, Adriana Moretto.

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo que abate o valor da parcela de maneira direta no contracheque, holerite ou benefício do INSS do contratante. “Por causa disso, é muito comum que as empresas façam muita propaganda dessa modalidade para os funcionários públicos, aposentados e pensionistas. Isso porque, normalmente, esses têm uma condição financeira mais avantajada e estável que outros funcionários”, completa Adriana.

Na grande maioria dos casos de golpe, os criminosos conseguem entrar em contato com a vítima e informam que participam de alguma instituição financeira para assim oferecer o empréstimo com vantagens que são imperdíveis. 

Porém, diz Adriana, são nesses momentos que se deve ter cuidado. “Essas vantagens vão desde o valor de contrato até as taxas de juros que são bastante reduzidas. Com esses atrativos, a vítima acaba decidida por aceitar a oferta e contratar o empréstimo e após isso os criminosos pedem um depósito antecipado para enfim liberar o valor”.

Existem também as situações em que os supostos funcionários do INSS ligam ou mandam e-mails para os beneficiários a fim de seqüestrar seus dados pessoais e bancários. Logo após conseguir as informações, os criminosos abrem contas fraudulentas, geram cartões de crédito e fazem até empréstimos se passando pela vítima. 

O Procon dá algumas dicas de como se proteger do golpe do consignado:

Nada é de graça. Portanto, desconfie sempre daquelas propostas que trazem vantagens imperdíveis ou boas demais para ser verdade, porque, na grande maioria das vezes, não são. 

Pesquise mais para ter uma noção melhor de preços e condições de um empréstimo consignado por meios oficiais de comunicação, somado a isso, busque checar a veracidade das informações.

Fique sempre atento, porque os empréstimos não precisam de pagamentos antecipados para liberar o valor total contratado.

O INSS não entra em contato por aplicativos de mensagem, SMS, whatsapp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado.

O INSS não oferece crédito. O contrato de empréstimo consignado e cartão de crédito é feito exclusivamente entre o beneficiário e sua instituição financeira, e cabe ao INSS autorizar a aplicar os descontos.

Finalizando, a Diretora do Procon de São Miguel do Iguaçu, alerta para que nunca passe informações pessoais (selfie, imagens de documentos) e dados  bancários  por telefone ou mensagem de texto. “São nesses momentos que os criminosos aplicam os golpes”.

O Procon de São Miguel do Iguaçu está junto a Prefeitura Municipal com atendimento das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. O fone/watts é 45-3565-8138.

Fonte: Assessoria

Autor do post