Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Veterinária dá orientações para prevenir e tratar as picadas de escorpião amarelo

O escorpião amarelo é o responsável por mais de 90% dos acidentes graves, pois o veneno é muito potente e pode causar insuficiência cardíaca e renal.

  • 09/08/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O costa oeste News entrevistou Debora Lazzaris, veterinária da secretaria de Saúde em São Miguel do Iguaçu. Ela falou sobre as medidas de prevenção e controle dos escorpiões amarelos, que são responsáveis por mais de 90% dos acidentes com escorpiões no Brasil.

Segundo ela, a vigilância epidemiológica do município está atuando fortemente na captação dos escorpiões, que se reproduzem mais nos meses de agosto e setembro. “Eles são animais noturnos, que saem para se alimentar de insetos, como baratas e grilos. Por isso, é importante evitar que esses insetos entrem nas residências, mantendo o ambiente limpo e sem entulhos”, explicou.

Ela também orientou sobre como evitar que os escorpiões entrem nas casas. “É preciso fechar os ralos do banheiro e da pia, que muitas vezes eles usam como porta de entrada. Também é bom colocar uma borracha na soleira da porta, para impedir que eles passem por baixo. E não deixar lenhas, tijolos ou folhas acumuladas no quintal, pois eles podem se esconder nesses locais”, disse.

Debora alertou sobre os sintomas de uma picada de escorpião e o que fazer em caso de acidente. “A picada causa muita dor, irritação, vermelhidão e inchaço no local. O recomendado é lavar a região com água e sabão e colocar uma compressa de água quente. Mas o mais importante é procurar ajuda médica imediatamente, pois o veneno pode causar arritmia cardíaca e insuficiência renal”, afirmou.

Ela informou que o pronto atendimento do município dispõe de soro antiescorpiônico, que é aplicado nos casos mais graves. “O soro é a última opção, pois tem alguns efeitos colaterais. Antes disso, o médico vai avaliar o paciente e dar a medicação para dor e hidratação. O soro só é usado se houver necessidade”, esclareceu.

Debora também falou sobre as ações que a secretaria de saúde está realizando para controlar a população de escorpiões e evitar novos casos. “Nós pedimos para a população nos avisar quando encontrar um escorpião, se possível até guardar o animal para nós, pois nós enviamos para análise de laboratório. Nós também fazemos visitas domiciliares para orientar os moradores e identificar os focos. Quando há muitas reclamações em uma mesma quadra, nós organizamos buscas ativas noturnas”, contou.

Ela reforçou o contato da vigilância epidemiológica para quem quiser colaborar com a coleta de dados ou tirar dúvidas sobre os escorpiões. “O nosso telefone é 3565-8146. Você pode falar com a gente de endemias, que estamos à disposição”, finalizou.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post