Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Grupo Gotas de Vida incentiva a doação de sangue em São Miguel do Iguaçu

Costa Oeste News entrevista as integrantes do grupo que já existe há um ano e dois meses e busca conscientizar a população sobre o valor de salvar vidas.

  • 04/08/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O grupo Gotas de Vida é uma iniciativa de Maria Luiza, agente de saúde, e Mary Jane, coordenadora da equipe multiprofissional na área da saúde em São Miguel do Iguaçu. Elas falaram ao Costa Oeste News sobre o objetivo, os desafios e os benefícios de doar sangue.

Maria Luiza contou que a ideia surgiu em junho de 2022, quando ela pensou em fazer algo relacionado às cores dos meses. “A gente tava tentando trabalhar as cores dos meses, então a gente pensou o que que a gente poderia fazer em Junho? Vamos fazer um grupo de doação de sangue”, disse. Ela já participava de outro grupo em Medianeira e quis trazer a experiência para o seu município. “Eu ia com eles e falava assim… nossa porque nosso município ainda não tem um grupo fixo que possa estar indo levar os pacientes né? Vamos fazer uma coisa que seja uma rotina na nossa vida”, explicou.

Segundo ela, o objetivo do grupo é realmente salvar vidas e conscientizar as pessoas sobre a importância de serem doadoras. “A gente tenta tranquilizar o máximo que não é um procedimento que que dói. A gente acompanha, qualquer coisa que aconteça, a gente tá ali para dar o melhor suporte. Quando você faz a doação, faz um check-up. Hoje a primeira doação que você tiver você já tem a carteirinha e você tem desconto em vários lugares, cinema, concursos públicos, você compra em alguns sites também”, afirmou.

Mary Jane disse que ficou sabendo do grupo depois que começou a coordenar a equipe e que ficou muito feliz com a iniciativa. Ela revelou que já tem a visão de doação desde o seu pai e que a sua família já tinha essa formação. “Eu acho muito importante, eu já tenho essa visão desde o meu pai, então a minha família já tinha essa formação de doação”, lembrou.

Ela também informou como as pessoas podem participar do grupo e se deslocar para Foz do Iguaçu, onde fica o hemocentro mais próximo. “O ônibus sai do posto central ao lado da academia de saúde, neste sábado as 6:30 a gente sai dali para Foz do Iguaçu”, disse.

O grupo Gotas de Vida conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu. Quem quiser se juntar ao grupo pode entrar em contato  (45) 99804-5999 

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post