Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional apresenta propostas e elege delegados

A conferência ocorreu na última sexta-feira (28), com o tema: ‘Ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar – comida de verdade, democracia e equidade’.

  • 01/08/2023
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional apresenta propostas e elege delegados

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) realizaram na última sexta-feira, 28 de julho, a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (4ª CMSAN).

O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso Ilze Terezinha Piccoli Pagot, com o tema: ‘Ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar – comida de verdade, democracia e equidade’.

A 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional teve por objetivo promover debates e propor diretrizes para a Política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), e contou com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público. 

Além disso, também foram eleitos delegados para representar o município na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.  Os eleitos foram: Celso Japoty Alves, Ceci Lúcia da Silva Lange, Lairce Maria Rippel, Solange Hammes, Nélio Ferreira dos Santos e Claudionor Luciano Carvalho “Pretendo fazer o melhor pelo município e vamos representar São Miguel nas demais conferências levando nossas demandas e sugestões”, falou Ceci Lúcia da Silva Lange.

Foram apresentadas no evento 11 propostas, que serão levadas para a Conferência Regional que acontecerá em agosto, na cidade de Cascavel-PR. “Foram levantadas pelos participantes as vontades e propostas dessa área e fiquei satisfeito com os resultados que agora serão debatidas em Cascavel”, disse o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre.

A representante regional de Cascavel do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN), vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Solange Pinto Soprani, contou que essa conferência foi um diagnóstico do que o município está realizando e, ao mesmo tempo, o que está precisando. “Essa conferência é realizada a cada 04 anos e no mês de dezembro vamos levar essas propostas todas para uma discussão final em Brasília”, citou.

A palestrante do evento, professora Flávia Anastacio de Paula, coordenadora da Comissão Regional de Segurança e conselheira estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, gostou da conferência municipal. “Foi muito bem organizada, a comunidade veio, percentual bom da população estava representada e boas propostas foram apresentadas”, destacou.

Os estudantes da Faculdade Uniguaçu e do Colégio Pedro Viriato Parigot de Souza também marcaram presença no evento. “Nós que estamos à frente na formação de agrônomos e veterinários precisamos participar dessas conferências para repassar a realidade nutricional do município aos estudantes”, salientou o médico veterinário da Uniguaçu, Alysson Ramalhais

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e vereador, Evandro Ghellere, lembrou que o consumidor final quer uma segurança quando compra um alimento e nessa conferência isso esteve em pauta. “Evento de suma importância porque é o momento em que a comunidade tem voz e vez”, enfatizou.

O vice-prefeito Claudio Rodrigues, lembrou que é necessário se organizar melhor porque quando se fala de alimentação escolar, por exemplo, os produtores da cidade não conseguem atender a demanda. “É preciso que nossos agricultores se organizem em cooperativas ou associações para que a prefeitura possa ter onde buscar essa produção”, disse.

O prefeito Boaventura Motta, parabenizou a equipe que organizou o evento e agradeceu a presença da comunidade nesse momento importante. “Discutir e avaliar a questão da alimentação é sempre pertinente e precisamos da participação da sociedade em geral”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Autor do post