Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Oito barragens no Paraná apresentam risco, aponta relatório; IAT defende que problemas 'não são graves'

Avaliação da Agência Nacional de Águas (ANA) analisou mais de mil barragens no estado.

Oito barragens no Paraná apresentam risco, aponta relatório; IAT defende que problemas

Um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) analisou a situação de 1.317 barragens no Paraná. Oito foram apontadas de "categoria de risco e dano potencial". Veja no mapa acima.

Contudo, segundo o Instituto Água e Terra (IAT) do estado, não foi identificado riscos iminentes, ou seja, não há problemas graves nas barragens. As de maior volume não apresentam riscos, segundo o instituto.

Outras 1,6 mil barragens devem ser fiscalizadas pela agência.

Para analisar a categoria de risco e dano potencial associado, a agência adota os seguintes critérios:

Categoria de Risco de uma barragem diz respeito aos aspectos da própria barragem que possam influenciar na probabilidade de um acidente: aspectos de projeto, integridade da estrutura, estado de conservação, operação e manutenção e atendimento ao Plano de Segurança.

Dano Potencial Associado - DPA é o dano que pode ocorrer devido a rompimento, vazamento, infiltração no solo ou mau funcionamento de uma barragem, independentemente da sua probabilidade de ocorrência, podendo ser graduado de acordo com as perdas de vidas humanas e impactos sociais, econômicos e ambientais

Ainda segundo a ANA, o Paraná está na lista de estados onde não há preocupação de rompimento de barragens.


Segundo o engenheiro civil do IAT e responsável pela segurança das barragens do Paraná, Osneri Andreoli, a equipe realiza uma classificação de alto, médio e baixo para a segurança das barragens.

"Nós já notificamos 200 empreendedores informando a classificação da barragem e quais as providências que devem ser tomadas, mas nenhuma delas tem risco iminente de rompimento ou que apresentou alguma situação extrema que precisasse tomar uma ação de esvaziamento do reservatório", disse.

Osneri disse também que a maioria das barragens são pequenas com cerca de 4 metros de altura. Em um eventual rompimento não causa um estrago como o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que matou 270 pessoas em 2019, segundo o engenheiro.

O engenheiro disse ainda que as pessoas que possuem barragens dentro de locais privados como sítios, devem fazer um cadastro no site do IAT para a equipe realizar a classificação das barragens.

O que dizem as prefeituras

Em nota, a Prefeitura de Cascavel informou que a barragem do Lago Municipal, vistoriada pela ANA, não estava registrada junto ao cadastro de seguranças das barragens, o que fez com que ela fosse classificada de alto risco. De acordo com o poder público, a barragem é segura.

A Prefeitura de Imbituva informou que vai trabalhar para se adequar e melhorar a pontuação da barragem na avaliação da Agência.

Fonte: G1 Paraná

Autor do post