Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Como o Biodiesel de soja pode beneficiar os produtores rurais do Oeste do Paraná

Como a cultura da soja é muito presente na região Oeste do Paraná, a produção de Biodiesel a partir do óleo de soja pode ser um bom negócio para os produtores rurais.

O principal desafio do produtor é trabalhar com a pequena margem de lucro dentro da propriedade. Um dos maiores custos está relacionado ao combustível, que em sua grande maioria é o Diesel.

O combustível representa um terço do custo de produção. Linhas de pesquisas apontam que o Biodiesel produzido à partir da soja, pode reduzir estes custos.

Para o Pesquisador da Unioeste Cascavel, Cristiano Lewandowski, se pensarmos que em nossa região a cultura da soja é muito presente, a produção de Biodiesel de soja parece ser um bom negócio. “Nós aqui do Oeste do Paraná plantamos bastante soja, pois precisamos da proteína para diversas finalidades, e dessa extração do farelo, sobra o óleo. É preciso então extrair dele o glicerol para que possamos produzir o combustível compatível, no caso o Biodiesel, oriundo da cultura que mais dominamos aqui em nossa região”, diz ele.

A maior parte do Biodiesel produzido atualmente no Brasil já é derivado de soja. “Hoje mais de 75% do Biodiesel produzido no Brasil é de soja, em todas as regiões do nosso País é dominado a tecnologia de extração do óleo de soja”, conclui Cristiano.

As pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias, com certeza auxiliam o produtor rural e colaboram para que a atividade seja cada vez mais sustentável e com maiores ganhos.

Fonte: Costa Oeste News