Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo Municipal desenvolve o Hiperdia para atender milhares de pessoas em São Miguel do Iguaçu

Atualmente, o município conta com o cadastro de mais de 5.700 pacientes hipertensos e 1.800 diabéticos.

  • 27/07/2023
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Governo Municipal desenvolve o Hiperdia para atender milhares de pessoas em São Miguel do Iguaçu

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo o programa Hiperdia, que beneficia milhares de pessoas nas Estratégias Saúde da Família (ESF) de São Miguel do Iguaçu. Atualmente, o município conta com o cadastro de mais de 5.700 pacientes hipertensos e 1.800 diabéticos.

O Hiperdia oferece ações de controle das doenças e prevenção de suas complicações, permitindo fornecer medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes, além de gerar informações relevantes para a aquisição, dispensação e distribuição dos remédios.

Uma vez por mês, as Unidades se dedicam a atender esse público, oferecendo a renovação de receitas, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros serviços. Além disso, são realizadas palestras para informar e conscientizar sobre a importância da prevenção.

No encontro do mês de julho, realizado na ESF do distrito de São Jorge, a Sra. Silvia Maria Maceda da Silva, 59 anos, que tem hipertensão, esteve participando e destacou a importância das reuniões. “Venho sempre aos encontros para ficar atenta às orientações. Sou bem atendida e oriento àqueles que têm essas doenças que façam a prevenção que é o melhor remédio”, relatou.

O médico Tales Silva Araújo enfatizou que esse é um dia especial de atendimento para garantir todo o apoio necessário aos pacientes. “Não é somente para aferir pressão ou fazer o teste de diabetes, mas também orientamos a fazer exercício e cuidar com a alimentação”, alerta o médico.

A enfermeira Joseane Bach destacou a fundamental importância desse programa para a comunidade, uma vez que essas doenças são, na maioria das vezes, silenciosas. “Tiramos as dúvidas dos pacientes e orientamos quando há alguma alteração”, destaca Joseane.

De acordo com a Secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz, o Hiperdia é apenas um dos diversos programas implementados no município com o objetivo de acompanhar de perto os pacientes que sofrem com essas doenças. “Pessoas com esses diagnósticos precisam ser acompanhadas mais de perto para evitar danos maiores à saúde”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Autor do post