Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vazão das Cataratas do Iguaçu sobe 5 vezes e atinge 7 milhões de litros por segundo

Passeio no lado brasileiro não foi alterado. No lado argentino, passarela que dá acesso a Garganta do Diabo está fechada. Vazão normal é de 1,5 milhão de litros.

  • 12/07/2023
  • Foto(s): Nilmar Fernando/Urbia Cataratas
  • Região
Vazão das Cataratas do Iguaçu sobe 5 vezes e atinge 7 milhões de litros por segundo

A vazão das Cataratas do Iguaçu subiu cinco vezes e atingiu 7 milhões de litros por segundo, nesta quarta-feira (12). A vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. O maior registro foi em 2014, quando as quedas registraram fluxo de 47 milhões de litros por segundo.

A passarela que dá acesso a Garganta do Diabo no lado argentino, em Puerto Iguazú, foi fechada devido a protocolo de segurança que estabelece que as grades das passarelas e do mirante sejam retiradas quando o Rio Iguaçu enche com o objetivo de preservar as estruturas. A ação, conforme a concessionária responsável pelo local, é comum e realizada sempre que necessário.

O circuito ficará fechado por tempo indeterminado. O passeios "superior" e "inferior" estão mantidos.

No lado brasileiro, localizado em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, os passeios estão mantidos, com horário de atendimento ampliado, das 8h às 16h, até o dia 23 de julho, devido as férias de julho.

Conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o acumulado de chuva nos últimos três dias no médio e baixo Iguaçu, entre as usinas de Segredo e Salto Caxias, foi de 120 mm e 90 mm respectivamente.

Os reservatórios das usinas hidrelétricas estão instaladas ao longo do Rio Iguaçu antes das quedas.

A última cheia nas quedas foi registrada em outubro de 2022 quando a vazão bateu 16 milhões de litros por segundo. Foi o segundo maior registro em 25 anos.

Quedas

Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, são 275 saltos catalogados, o que dá às cataratas o título de maior conjunto de quedas d'água do mundo.

A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo atingir mais de 100 metros dependendo da vazão do Rio Iguaçu. Saiba mais sobre a vazão das Cataratas abaixo.

O formato das Cataratas do Iguaçu lembra uma "ferradura". As quedas se estendem por 2,7 quilômetros: 800 metros localizados no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina.

Assim, 70% das quedas pertencem ao lado argentino e 30% ao lado brasileiro. A divisão entre os países é feita pela Capitania Fluvial.

Fonte: G1 Paraná

Autor do post