Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alunos da Escola Olavo Bilac do Portão Ocoí acompanham construção de fossa ecológica em Missal

O município de Missal foi contemplado com materiais para a construção de 10 fossas ecológicas.

  • 07/07/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Alunos da Escola Olavo Bilac do Portão Ocoí acompanham construção de fossa ecológica em Missal

O município de Missal foi contemplado com materiais para a construção de 10 fossas ecológicas, denominadas Wetland (Zona Úmida na tradução literal), que se trata em suma de uma fossa ecológica e possui um método de absorção do líquido por plantas. 

A primeira construção ocorreu em Cabeceira do Cedro na sexta-feira, dia 30 de junho e nesta quinta-feira, 06 de julho, ocorreu a construção na propriedade de Irineu Rockenback no Portão Ocoí. Na ocasião, alunos do 4º ano da Escola Municipal Olavo Bilac acompanharam a atividade recebendo orientações técnicas da Secretaria de Meio Ambiente sobre o método.

A fossa possui um sistema de absorção por raízes de plantas. A iniciativa é do IDR-Paraná com apoio da Itaipu Binacional e Administração Municipal de Missal. O material como areia, pedra brita e encanamento é disponibilizado pela Itaipu, enquanto as pedras (rachão), maquinário e outros itens necessários, são disponibilizados pelo município. A mão de obra é voluntária.

Segundo técnicos do IDR-Paraná que atuam em Missal as plantas utilizadas no saneamento rural são: Taioba, Biri, Alocasia, Papiro, Helicônia, Copo de Leite, entre outras. A Bananeira também pode ser utilizada, como foi o caso das propriedades de Nivaldo e Nei Buche

Participação

Participaram da atividade os alunos do 4º ano, acompanhados da professora Ilza M. Pereira e a diretora da Escola Olavo Bilac, Adriana Marschner. O Secretário de Meio Ambiente, Eloy Everling e a equipe da secretaria, juntamente com os representantes do IDR-Paraná, coordenaram a atividade. 

Os operadores Volnei e Celso, da subprefeitura do Portão Ocoí, auxiliam com o trabalho das máquinas nas 10 unidades construídas. Na propriedade de Irineu Rockenbach, além da família e vizinhos, o vereador Jair Bogler esteve presente contribuindo com o trabalho. Colaboradores do Departamento de Urbanismo também estiveram em todas as construções. 

Construção

A vala é revestida com manta, justamente para não contaminar o solo e o lençol d’água. Por cima da manta vão os pneus e o rachão. Há dois métodos, um com encanamento e outro com o uso de pneus. Em Missal foram utilizados pneus. As pedras (rachão) serviram para preencher o local na altura dos referidos pneus.

Depois disso, foi acrescentada a pedra brita, areia e por último a terra, o que permite fazer a filtragem do esgotamento sanitário doméstico. Sobre a fossa, os voluntários e alunos auxiliaram no plantio das espécies citadas. 

Fonte: Assessoria

Autor do post