Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Recicla SMI será neste sábado (8) na feirinha do produtor

Evento estimula a consciência ambiental e fortalece a economia local.

  • 07/07/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

Márcio Zanoni, secretário de Meio Ambiente do Município de São Miguel do Iguaçu, participou de entrevista no Costa Oeste News, nesta sexta-feira (7), para divulgar o Recicla SMI, evento marcado para o próximo sábado (8).

Segundo Zanoni, a iniciativa consiste em convidar os moradores a trazerem os materiais recicláveis que possuem em casa e que muitas vezes não sabem onde descartar. "Venha até a Feira do Produtor, traga o material reciclado que você tem em casa, aquele material que você não sabe onde colocar, muitas vezes pensou em queimar, traz ali. A gente vai fazer a troca desse material, você vai receber o valezinho e poderá utilizá-lo para comprar produtos coloniais e artesanais da nossa cidade, na feira do produtor", explicou o secretário.

Ao ser questionado sobre a quantidade de feirantes envolvidos no programa, Zanoni respondeu: "Até 8 feirantes são parceiros do programa, oferecendo diversos produtos. Na feira, é possível encontrar a primeira barraca com pastel, petiscos, queijo, salame, vinho, cachaça, frango, hortaliças e uma ampla gama de produtos para realizar a troca com o vale".

Sobre a conscientização dos consumidores em relação à responsabilidade de cuidar do meio ambiente, o secretário destacou a interação positiva entre a realização do programa e a participação da comunidade. Ele afirmou: "Costumo dizer que é um feedback positivo quando há essa interação entre a realização e o realizado. A pessoa que traz o material para reciclagem tem uma experiência positiva, porque são ações que nunca tivemos em nosso município. Essas ações despertam a consciência das pessoas para a importância da reciclagem. Estamos mostrando às pessoas a relevância de trazerem esses materiais".

Além do Recicla SMI, Zanoni mencionou que existem outras ações sendo desenvolvidas para promover a preservação ambiental. No entanto, atualmente, o foco principal está na conscientização da população em relação à reciclagem.

Com iniciativas como o Recicla SMI, que incentiva a reciclagem e valoriza os produtos locais, a cidade de São Miguel do Iguaçu busca promover uma consciência ambiental mais forte entre os moradores e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post