Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

População de São Miguel do Iguaçu cresceu 13,01% de acordo com o IBGE

Segundo os dados do censo 2022, divulgados recentemente, a população do município é de 29.122 habitantes. Em 2010 a população era de 25.769 habitantes.

População de São Miguel do Iguaçu cresceu 13,01% de acordo com o IBGE

A equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esteve nesta quinta-feira, 06, no gabinete do prefeito Boaventura Motta, para apresentar os dados oficiais sobre o Censo Demográfico 2022 de São Miguel do Iguaçu.

O censo apontou que a população do município é de 29.122 habitantes, que representa um crescimento de 13,01% no número de moradores em relação ao censo de 2010, quando havia 25.769 habitantes. Para a realização do censo foram visitados 12.068 domicílios.

O crescimento populacional de São Miguel do Iguaçu foi maior que a média da região. “Tivemos ainda um grande aumento no número de domicílios mostrando que a cidade tende a crescer ainda mais nos próximos anos”, disse o coordenador de Área do Censo, Alex Castagnaro.

O levantamento populacional apontou uma taxa de ocupação de 2,72 habitantes/domicílio. Um dado curioso é que diminuiu a taxa de ocupação que em 2010 era de 3,20 habitantes/domicílio e passou para 2,72 em 2022, ou seja, como há mais residências, as mesmas estão sendo ocupadas por menos moradores por unidade. 

O maior desafio durante a realização do Censo foi a falta de recenseadores. “Por esse motivo os trabalhos atrasaram. Os dados deveriam ter sido colhidos até outubro, no entanto foram finalizados em fevereiro”, informou. Castagnaro citou que isso está sendo avaliado pela direção do IBGE para que não aconteça novamente no próximo Censo daqui a 10 anos.

Na oportunidade, a equipe agradeceu o apoio do Governo Municipal e de toda a comunidade no período da realização do censo. “Obrigado à prefeitura que forneceu a logística necessária, a imprensa da cidade pela divulgação, a população pela acolhida e a equipe pelo esforço e dedicação”, completou Alex.

O prefeito Boaventura Motta, parabenizou o trabalho de toda a equipe do IBGE e reconheceu as dificuldades apresentadas. “Foi um ano eleitoral que dificultou bastante os trabalhos, no entanto, observamos que a equipe foi dedicada e se superou para recolher todos os dados e informações”, destacou o prefeito.

O censo coletou também dados sobre a situação econômico-financeira, como emprego, salários, custos, valor das obras, entre outras, das empresas que executam obras e/ou serviços de construção. Essas informações serão divulgadas posteriormente pelo IBGE.

Fonte: Assessoria

Autor do post