Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

XV Conferência Municipal discute políticas públicas para a Assistência Social

Atualmente, o município tem cerca de 100 profissionais que atendem a área social.

  • 05/07/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
XV Conferência Municipal discute políticas públicas para a Assistência Social

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na terça-feira, 04, no Centro de Convivência do Idoso, a XV Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo foi discutir sobre as políticas públicas relacionadas à Assistência Social com o tema: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A conferência foi convocada por decreto municipal do dia 31 de maio de 2023, com a ideia de assegurar os direitos sociais e as oportunidades de participação popular. “É fundamental os cidadãos voltarem a conversar e entender sobre Leis, direitos e deveres e essas conferências são formas que a Legislação garantiu para essas discussões e apresentação de propostas”, disse a técnica e psicóloga Simone Beatriz Ferrari, palestrante do evento.

Os desafios na área de Assistência Social são muitos. “Avançamos bastante nesse setor, no entanto, temos muito a buscar ainda”, contou a vice-presidente do Conselho Municipal, a Assistente Social Valdete de Oliveira Alencar, representante da Escola Pestalozzi e do Lar dos Idosos Dom Scalabrini, duas entidades de Assistência Social atendidas em São Miguel.


Atualmente, o município tem cerca de 100 profissionais que atendem a área social, atingindo mais de 12 mil usuários. “É a melhor e mais preparada equipe das comarcas que trabalhei”, disse o promotor de justiça da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Pedro Pires Domingues Vanderlei. “Achei importante a participação maciça desses profissionais e da comunidade em geral nessa conferência que discutiu qual Assistência Social queremos para os próximos anos”, completou.

Para a Secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, uma conferência que atingiu seus objetivos. “As ideias aqui apresentadas serão levadas para a conferência estadual”, informou.

O Governo Municipal tem uma atenção especial nessa área. “Realizamos melhorias e adequações nos salários dos profissionais do setor além de constante qualificação”, informou o vice-prefeito Claudio Rodrigues, que aproveitou a oportunidade para parabenizar toda equipe pelo belo trabalho que vem realizando. “Uma equipe competente que vem superando os desafios do dia a dia”, finalizou.

Inúmeras sugestões foram apresentadas na conferência municipal e que serão levadas para o encontro estadual, em data a ser definida. Na oportunidade ainda foram eleitos 06 conselheiros e suplentes que farão parte do Conselho Municipal. Serão 02 representantes da sociedade civil, 02 dos usuários e 02 dos trabalhadores do SUAS.

Na conferência estadual o município vai ser representado pela Sra. Maria Aparecida de Souza, representante dos trabalhadores do SUAS.

Fonte: Assessoria

Autor do post