Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Janja Lula da Silva participa de evento com jovens de projetos sociais apoiados pela Itaipu

Encontro marcou a reativação da área de Responsabilidade Social da usina, em consonância com as diretrizes do governo federal.

  • 05/07/2023
  • Foto(s): Sara Cheida/Itaipu Binacional
  • Região
Janja Lula da Silva participa de evento com jovens de projetos sociais apoiados pela Itaipu

Na tarde desta terça-feira (4), Rosângela da Silva, a Janja, participou de um encontro com jovens e coordenadores dos projetos sociais apoiados pela Itaipu Binacional, no auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da usina hidrelétrica.

A agenda da esposa de Luiz Inácio Lula da Silva marcou a reativação da área de Responsabilidade Social da Itaipu, empresa na qual Janja trabalhou por 17 anos. “Fico muito emocionada ao ver que esse trabalho social foi silenciado, mas que a chama continuou acesa, e que nessa nova gestão, chegará ainda mais longe”, disse ela. “A Itaipu tem um papel fundamental na reconstrução do Brasil, e eu vou acompanhar de perto. Contem comigo!”, ressaltou.

Segundo Janja, a Itaipu contribuirá não apenas na produção de energia limpa e renovável, mas também com ações de desenvolvimento sustentável e voltadas à comunidade. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, garantiu: “de forma lenta e gradual, com o apoio dessa grande equipe, estamos retomando os investimentos no social, e esperamos aprimorar ainda mais esse trabalho iniciado lá na época da Janja e da Gleisi”.

Para a deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, que já ocupou o cargo de diretoria Financeira da Itaipu, “não é justo que uma empresa desse porte não olhe para quem está ao seu redor. Itaipu foi construída com dinheiro público e tem essa responsabilidade com o povo brasileiro”, afirmou.

“Temos vários desafios, mas investir na comunidade é um dos compromissos dessa gestão”, afirmou a assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Silvana Vitorassi. Ela explicou como ficou organizada a área e falou também sobre o resgate do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade e sobre diferentes convênios. “Vamos ampliar parcerias existentes e fortalecer laços com outras instituições”.

A chefe da Assessoria de Responsabilidade Social da Itaipu, Fiorinda Pezzatto, apresentou a equipe e alguns dos principais projetos em andamento, entre eles a construção da Casa da Mulher Brasileira em Foz do Iguaçu, a ampliação do convênio com a Cáritas, em prol dos imigrantes e refugiados, e a potencialização da parceria com o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA) de Foz do Iguaçu.

O encontro teve ainda a participação do diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni; o diretor superintendente do PTI, Irineu Colombo; o deputado federal Elton Welter e os deputados estaduais Arilson Chiorato e Luciana Rafagnin.

Projetos

Por meio dos projetos que apoia, a Itaipu atende, atualmente, a mais de 4 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades de lazer, esporte, cultura, reforço escolar e capacitação profissional. Alguns desses projetos, que estavam presentes no encontro, são o Maestro da Bola, Velejar É Preciso, Kimono Amigo, Basquete sem Fronteiras, Meninos do Lago, Xadrez para Todos, Jovens Atletas e Trilha Jovem.

Um dos principais parceiros é o CAIA, que oferece atividades a mais de 600 crianças e famílias, e que tem planos de expansão. “Temos ideias para levar o projeto para mais bairros, para transformar ainda mais as comunidades”, afirmou coordenador do Centro, Jackson Gatelli.

O depoimento de Ana Cláudia das Neves é um exemplo do importante trabalho desempenhado pela instituição. “Minha filha fez parte do CAIA e isso mudou a vida dela. Hoje é meu neto. O Centro tira as crianças da rua e incentiva a crescer”, disse ela.

Fruto do projeto Energia Solidária da Itaipu, no qual Janja trabalhou, o Centro Comunitário da Vila C é outro exemplo de como a responsabilidade social deve fazer parte da missão das empresas. “Com o apoio da Itaipu, atendemos desde crianças até idosos. Nossa intenção é mais que oferecer atividades. É formar cidadãos”, destacou a coordenadora do Centro, Jéssica Rossetti. “Queremos que essas pessoas saibam que têm um papel na sociedade e que elas também podem transformar.”

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Fonte: Assessoria

Autor do post