Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu: Sindicato dos Servidores Públicos celebra 25 anos de atuação

Rosnete Hubler destaca avanços na valorização dos servidores e planos futuros para melhorias nas condições de trabalho.

Na manhã desta terça (4), o Costa Oeste News entrevistou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Miguel do Iguaçu, Rosnete Hubler, para falar sobre a comemoração dos 25 anos de atuação do sindicato. Durante a entrevista, abordamos os principais desafios enfrentados ao longo desse tempo, as conquistas mais significativas alcançadas, a representatividade dos servidores públicos e os planos futuros do sindicato para continuar defendendo os interesses e buscando melhorias para as condições de trabalho.

Questionada sobre os principais desafios enfrentados pelo sindicato nesses 25 anos, a presidente destaca: "No início, quando fundamos o sindicato, não tínhamos plano de carreira, nem estatuto. Hoje, essas questões estão consolidadas e efetivadas. Avançamos muito nesses 25 anos, buscando sempre a valorização do servidor público e as condições de trabalho, para garantir um serviço público de excelência à população. Retornamos as visitas técnicas nos locais de trabalho, observando todas as condições e registrando tudo com fotos. Após a visita, elaboramos um relatório minucioso que é encaminhado ao Prefeito Municipal, seguido de sugestões para a adequação dos locais de trabalho”.

Ao ser questionada sobre as conquistas mais significativas alcançadas pelo sindicato, Hubler destaca a instituição do plano de cargos e salários para os servidores públicos municipais, que estabeleceu uma carreira para os servidores efetivos. Além disso, menciona o estatuto, o cartão alimentação, o auxílio transporte e a elevação do salário mínimo municipal, que passou de R$ 1.300 para R$ 1.712. Também ressalta o reconhecimento da carga horária de 6 horas para diversas categorias, que foi regulamentado por lei municipal.

Sobre a representatividade dos servidores públicos e a participação ativa da categoria nas decisões sindicais, a presidente enfatiza a importância do diálogo e da consulta aos servidores: "Realizamos assembleias para tomar decisões que afetam toda a instituição. A diretoria não toma nenhuma atitude sem o posicionamento da maioria dos servidores. Além disso, promovemos uma semana de formação continuada, capacitando os servidores e ressaltando a importância da representatividade do papel do servidor público”.

Quando questionada sobre os planos e projetos futuros do sindicato, Hubler destaca a continuidade das visitas técnicas a todos os locais de trabalho no município, com o objetivo de identificar irregularidades e cobrar ações corretivas por parte do Prefeito Municipal. Além disso, menciona os eventos comemorativos, como a celebração do Dia da Mulher e a realização de um evento para valorizar os servidores públicos masculinos e discutir sobre a saúde do homem. Por fim, destaca a comemoração do Dia do Servidor Público em outubro.

Ao abordarmos como o sindicato tem se adaptado aos desafios e transformações políticas e econômicas do país nos últimos anos, Hubler ressalta o papel das entidades representativas estaduais e nacionais: "Temos representatividade na esfera estadual, através da federação, e a nível nacional, com as centrais sindicais. Essas instituições nos representam junto ao governo federal e buscam o reconhecimento do trabalho e do papel dos sindicatos. É fundamental combater a visão distorcida que muitas vezes é difundida pela mídia e reforçar a importância dos sindicatos na defesa dos trabalhadores, embora haja exceções que não cumprem seu papel corretamente”.

Autor do post