Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros promovem 8ª visita técnica regional

O evento reuniu 45 participantes que tiveram a oportunidade de explorar os diversos aspectos relacionados aos desafios regionais da agricultura e produção de energia.

  • 03/07/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros promovem 8ª visita técnica regional

Foi realizada sexta-feira (30), a 8ª visita técnica regional com gestores municipais de educação ambiental (GMEAs). O tema foi a "Agricultura e Produção de Energia: Desafios Socioambientais, Econômicos e Culturais dos Municípios". A agenda foi organizada pela Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do convênio Linha Ecológica: Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território.

O evento reuniu 45 participantes que tiveram a oportunidade de explorar os diversos aspectos relacionados aos desafios regionais da agricultura e produção de energia.

A programação começou às 8h com uma recepção e café da manhã, seguido de visitas. Das 9h às 9h40, os participantes visitaram o viveiro municipal, onde conheceram as iniciativas de cultivo. Em seguida, das 9h40 às 11h30, o grupo visitou a propriedade da família Euripes Geraldo Colombo, exemplo bem-sucedido de produção agrícola na região.

Os participantes também desfrutaram de degustação do "Café na Lata", apresentada pelo Grupo do Café Feminino. Esta atividade teve como objetivo mostrar a produção cafeeira da região e promover o envolvimento das mulheres na cafeicultura.

À tarde, a programação continuou com apresentações de especialistas. Das 13h30 às 14h10, o Dr. Giovanni Ferri, promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, discutiu o papel do ministério em relação às pequenas centrais hidrelétricas e hidrelétricas. Em seguida, das 14h10 às 14h50, José Volnei Bisognin, diretor de Licenciamento do Instituto Água e Terra (IAT), apresentou os processos de licenciamento das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de afluentes do Rio Paraná.

O evento foi encerrado com uma sessão das 14h50 às 15h10, onde os municípios compartilharam suas experiências regionais na implantação de PCHs e CGHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas). Por fim, das 15h30 às 17h, os participantes visitaram o Rio Piquiri antes de encerrar as atividades do dia no ‘Apertados’ em Formosa do Oeste.

A visita técnica teve como objetivo fomentar a troca de conhecimento e promover práticas sustentáveis ??nos setores agrícola e de produção de energia. Ao reunir especialistas, profissionais e gestores locais, o evento proporcionou uma plataforma de discussão e colaboração para enfrentar os desafios socioambientais, econômicos e culturais nos municípios.

O Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional expressaram satisfação com o sucesso da 8ª Visita Técnica Regional para promover o desenvolvimento regional e a sustentabilidade.

Fonte: Assessoria

Autor do post