Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu: Contribuição Sindical dos Trabalhadores Rurais vence dia 30 de junho

O valor arrecadado retorna para o município por meio de políticas públicas que beneficiam diretamente os trabalhadores rurais.

  • 27/06/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O presidente do Sindicato dos Traballhadores Rurais, Evandro Ghellere, concedeu uma entrevista ao Costa Oeste News para reforçar a contribuição sindical, cujo vencimento está previsto para o próximo dia 30 de junho. Embora essa contribuição não seja obrigatória, Ghellere enfatiza que é por meio dela que o sindicato se mantém e busca incentivos para os sindicalizados.

" A contribuição sindical [boleto] já está disponível para o agricultor familiar, tanto para aqueles que possuem a terra, quanto para os que utilizam o Pronaf. Atualmente, o valor é de R$ 80 por agricultor, mas se o pagamento for efetuado até o dia 30/06, haverá um desconto de R$ 10. Essa contribuição é extremamente importante para mantermos o sindicato organizado e forte. Vale lembrar que o sindicato não recebe qualquer tipo de ajuda dos governos municipal, estadual ou federal, portanto, precisa se sustentar com seus próprios recursos. Cerca de 60% desse imposto vai diretamente para o nosso sindicato, 15% para a nossa Federação, 5% para a CONTAG e 20% para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)."

O dinheiro arrecadado retorna para o município, possibilitando a busca por políticas públicas. "Hoje, as políticas públicas existentes são fruto do trabalho do sindicato. O Pronaf, por exemplo, surgiu graças ao movimento sindical, assim como a aposentadoria, o auxílio-maternidade, o auxílio-doença, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Todas essas políticas públicas foram conquistadas através de lutas travadas por alguém em prol dos agricultores familiares. Dessa forma, é essencial que tenhamos um sindicato forte, atuante e com colaboradores capacitados", explicou Ghellere.

Embora a contribuição seja facultativa, os agricultores continuam realizando o pagamento mesmo após a transformação em opcional. Eles reconhecem a necessidade de um sindicato atuante e compreendem que, futuramente, ela pode voltar a ser obrigatória. "As pessoas podem até ser cobradas retroativamente caso ocorra essa mudança, mas nossos agricultores são conscientes e efetuam o pagamento regularmente."

Ghellere aproveita a oportunidade para lembrar os agricultores que ainda não retiraram o boleto. "A maioria dos distritos possui os boletos disponíveis nos correios da comunidade. Infelizmente, o distrito de Ipiranga não recebeu os boletos devido a ausência de atendentes no correio local. No entanto, em São Jorge, Aurora, Santa Rosa e Santa Cruz, os boletos estão disponíveis. A maioria das comunidades também recebeu os boletos na igreja local. Caso necessário, é possível obter uma segunda via do boleto sem qualquer problema, seja para efetuar o pagamento no banco ou através de aplicativos bancários, que já exibem o código de barras ou o extrato do aplicativo."

A contribuição sindical se mostra como um importante instrumento para a manutenção do sindicato e para a conquista de políticas públicas em benefício dos agricultores familiares. Ao efetuarem o pagamento, os agricultores contribuem para fortalecer a atuação do sindicato e garantem que as vozes sejam ouvidas em busca de melhores condições e oportunidades para a categoria.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post