Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Patrulha Rural Comunitária destaca os trabalhos desenvolvidos na Região

“Para nós, o resultado mais importante é realmente essa proximidade com o agricultor, com o morador da zona rural aqui das nossas cidades.”

  • 22/06/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Patrulha Rural Comunitária destaca os trabalhos desenvolvidos na Região

O Comandante da Polícia Militar, Tenente André Felipe Gois e o Comandante da Patrulha Rural Comunitária, Sargento Carlos Gilberto Zimmermann participaram do Jornal Costa Oeste News desta quinta-feira (22) para falar da atuação da equipe policial na região, dos desafios para atender as necessidades dos cinco municípios amparados pela Patrulha e os resultados alcançados nesse 1 ano de atividade.

O Sargento Carlos começa falando da aceitação do homem do campo ao trabalho desenvolvido pela Patrulha. “A cooperação tem sido grande, a aceitação do nosso trabalho perante a comunidade tem sido grande. Havia essa carência por parte do homem do campo, do agronegócio, então, o projeto do Governo do Estado veio a contribuir aí para que fosse novamente lançado o serviço da Patrulha Rural e posto à disposição do Agricultor,” explica. 

Muitos são os desafios, mas os principais apontados pelo Tenente André são as distâncias de toda área territorial dos municípios e os recursos humanos limitados para suprir a necessidade de toda a região. Apesar da limitação, a equipe tem realizado um trabalho acima do esperado, atendendo as principais demandas e necessidades dos agricultores, atuando para evitar as ocorrências de crimes contra o patrimônio, os roubos e furtos.

“Para nós, o resultado mais importante, depois a gente traz alguns números mais específicos, é realmente essa proximidade com agricultor, com o morador da zona rural aqui das nossas cidades.”

 Em um breve levantamento, o Sargento relatou a atuação da Patrulha Rural Comunitária no cumprimento de mandados de prisão, em apreensões de drogas, contrabando, na recuperação e recolhimento de veículos, e notificações de trânsito.  A Patrulha se insere na filosofia de polícia mais próxima do homem do campo, com mais diálogo e proximidade. Mais de mil pessoas foram alcançadas com as visitas comunitárias.

O Tenente também falou da expectativa para o aumento do contingente da Patrulha Rural para o próximo ano, já foram realizados cursos de capacitação, e há licitações em andamento para aquisição de viaturas específicas para atividade rural.

A metodologia da atuação da Patrulha Rural é destaque no atendimento de ocorrências. O cadastro realizado pela Patrulha insere todos os dados da propriedade: ponto geográfico (latitude e longitude), números de residentes, patrimônio, veículos e maquinários, entre outras informações relevantes. Diante de uma necessidade, ao ligar para o 190 e se identificar como morador rural já cadastrado pela Patrulha Rural, o operador terá acesso ao cadastro com todas as informações, o que agilizará o atendimento da ocorrência.

“Por exemplo, se ele tiver um veículo furtado, roubado, ele liga, às vezes, a pessoa não lembra nem a placa e nem a cor do veículo, nós vamos ter esses dados, porque no cadastro a gente tira foto da placa do veículo e também é inserido os dados do veículo nesse cadastro. Então, já de pronto é emitido o alerta para todas as cidades da região, inclusive para a Polícia Rodoviária Federal também de Foz do Iguaçu, a Polícia Rodoviária Estadual de Santa Helena. Então, é informada toda a rede já de antemão, não precisa da viatura chegar no local [para iniciar o atendimento da ocorrência],” explicou. 

O tenente finaliza explicando um retorno positivo em relação ao trabalho desenvolvido pela Patrulha. Havia uma carência de informações, pois muitos agricultores vivem isolados, e as equipes policiais tem conseguido alcançá-los e levar as informações e orientações necessárias para melhorar a segurança da propriedade e quais medidas tomar em caso de necessidade.

O número de telefone da Patrulha Rural Comunitária é 45 9938-6156.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post