Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu realiza 19ª sessão ordinária com apresentação de projetos e indicações

Durante a sessão, foram apresentados 6 projetos de lei do poder executivo, 2 da câmara e mais 4 indicações da casa legislativa.

  • 12/06/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

A Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou, na tarde desta segunda-feira (12), a 19ª sessão ordinária. Durante a sessão, foram apresentados 6 projetos de lei do poder executivo, 2 da câmara e mais 4 indicações da casa legislativa. O presidente, Anderson Lazeris (PDT), retornou à presidência após ausência na sessão anterior por motivo de força maior. No entanto, o vereador Marcos Murback (REPUBLICANOS) ainda permanece ausente nas sessões.

A vice-presidente Juliane Dandolini (MDB) celebrou a aprovação do projeto de lei 187/2023, que trata da semana municipal de combate à violência contra a mulher, e a Indicação 40/2023, referente à revitalização da Praça Henrique Ghellere.

Em depoimento, a vereadora Juliane destacou as ações em prol das mulheres no município:

"Eu participo do Conselho Municipal da Mulher de São Miguel do Iguaçu, a gente já vem trabalhando muitas ações envolvendo mulheres. Através de uma reunião do Conselho, viemos para fazer esse projeto da Semana Municipal do Combate à Violência contra a Mulher. Sabemos que, infelizmente, o número ainda é muito alto aqui no nosso município e no nosso Brasil. Através desse projeto, vamos desenvolver mais ações e palestras para tentar orientar as mulheres. Além disso, gostaria de destacar a revitalização da Praça Henrique Ghellere, que é um local frequentado por famílias e crianças. A praça já passou por revitalizações, mas infelizmente sempre precisa de manutenção."

O vereador Eloi Racki (PL) foi o autor do Projeto de Lei 191/2023, que dispõe sobre a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto. O vereador explicou os objetivos do projeto:

"O projeto de lei auxilia as doulas, profissionais preparadas para acompanhar gestantes durante o parto e pós-parto, incluindo a amamentação. Atualmente, no município, não há uma lei que regulamente essa presença. Com esse projeto, buscamos garantir que as doulas tenham acesso aos hospitais e possam acompanhar as gestantes durante todo o processo, oferecendo suporte e orientação, especialmente para mães de primeira viagem."

A Indicação 44/2023, de autoria do vereador Lafaiete Ganda, tratou da providência de um técnico de futsal para atletas dos bairros do município. Lafaiete explicou a intenção da indicação:

"Essa indicação que apresentei hoje na câmara refere-se ao esporte nos bairros, especificamente para crianças de 5 a 7 anos. Muitos pais relataram que não temos representantes ou professores nos bairros do nosso município para atender essas crianças. Gostaria de parabenizar a administração e a secretaria de esportes pelo trabalho realizado, mas é necessário atender também essas crianças que enfrentam dificuldades em se deslocar até o ginásio no centro. Sugiro que o prefeito e o secretário de esportes analisem essa situação, levando em consideração o acompanhamento dos pais e a disponibilidade de horários após as 18h, momento em que as crianças estão em casa e os pais podem acompanhá-las no ginásio de esportes."


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post