Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Intolerância alimentar: compreendendo os sintomas e tratamentos

Entenda as diferenças entre intolerância à lactose, intolerância à frutose e alergias alimentares.

Dr. Diogo Ribeiro, proctologista do hospital Madre de Dio, esclarece dúvidas sobre intolerância alimentar. Ele destaca que a intolerância à lactose é a mais comum e explica que ocorre devido à perda da capacidade de digerir o açúcar presente no leite. O Dr. Ribeiro também menciona outros tipos de intolerância alimentar, como a intolerância à frutose e a intolerância a certos corantes alimentares.

Costa Oeste News: Quais são os sintomas mais comuns de intolerância alimentar e como eles podem ser diferenciados de outras condições digestivas?

Dr. Diogo Ribeiro: "Os sintomas mais comuns de intolerância alimentar geralmente se manifestam como diarreia crônica ou constipação, com alterações no hábito intestinal logo após a ingestão do alimento ao qual a pessoa é intolerante. Muitas vezes, o paciente já tem uma ideia do que causa a intolerância, pois percebe que ao evitar esse alimento, os sintomas desaparecem. Outros sintomas comuns incluem cólicas abdominais que melhoram após a evacuação e distensão abdominal após a ingestão do alimento intolerante, que desaparece quando o alimento é excluído da dieta. No entanto, é importante ressaltar que, inicialmente, pode ser difícil diferenciar a intolerância alimentar de outras causas de diarreia prolongada. Portanto, se os sintomas persistirem por mais de 10 dias, não é considerado um padrão normal e é recomendado buscar orientação médica."

Costa Oeste News: Quais são os principais alimentos que causam intolerância alimentar e por que isso ocorre?

Dr. Diogo Ribeiro: "A intolerância à lactose é, de longe, a mais comum entre a população. No entanto, é importante distinguir a intolerância à lactose da alergia ao leite, pois são condições diferentes. A intolerância à lactose ocorre devido à perda da capacidade de digerir o açúcar presente no leite, chamado lactose. Essa perda de capacidade de digestão da lactose é considerada um transtorno, mas, na verdade, não deveria ser caracterizada como uma doença. Isso ocorre porque a maioria dos mamíferos, incluindo bovinos, perde naturalmente a capacidade de digerir o leite após o período de amamentação, para que possam se alimentar dos alimentos adequados para a fase adulta. No entanto, os seres humanos desenvolveram uma adaptação evolutiva que lhes permite digerir o leite mesmo na fase adulta. Portanto, aqueles que mantêm a capacidade de digerir a lactose ao longo da vida podem apresentar sintomas de intolerância à lactose em algum momento, como crianças ou idosos. Além da lactose, existem outras intolerâncias alimentares menos comuns, como a intolerância à frutose, encontrada em frutas, e a intolerância a corantes alimentares. A variedade de alimentos que podem causar intolerância varia, mas é importante observar que cada pessoa pode ter uma resposta individual a certos alimentos."

Costa Oeste News: Existem diferentes tipos de testes disponíveis para diagnosticar intolerância alimentar. Quais são os mais confiáveis e eficazes?

Dr. Diogo Ribeiro: "Além da intolerância à lactose, que é a mais comum, existem outras intolerâncias a diferentes açúcares e componentes alimentares. No entanto, antes de realizar testes específicos, é importante distinguir se é uma intolerância alimentar ou uma alergia. Quando se trata de intolerâncias a açúcares em geral, independentemente do tipo, elas podem deixar as fezes mais ácidas, o que pode ser um indício já observado no exame de fezes. Para a intolerância à lactose, existe um teste específico muito interessante, no qual o paciente recebe uma quantidade de lactose pura para observar tanto as reações clínicas quanto a capacidade de transformar esse açúcar em glicose no sangue. Esses exames são bem específicos e confiáveis."

Costa Oeste News: Quais são as opções de tratamento disponíveis para pessoas com intolerância alimentar? Existem abordagens específicas que você recomenda?

Dr. Diogo Ribeiro: "Em relação à intolerância à lactose, que é a mais comum, orientamos os pacientes a consumirem alimentos sem lactose, que estão disponíveis em muitos mercados. Além disso, existem enzimas, como a lactase, que ajudam na digestão da lactose. No caso da intolerância à frutose, é mais complexo, pois o paciente precisaria evitar a maioria das frutas. Já no caso de intolerância a corantes, muitas vezes recomendamos evitar alimentos industrializados em geral. No caso de alergias alimentares, o primeiro passo é evitar o alimento ao qual a pessoa é alérgica. Atualmente, também é possível encaminhar o paciente a um especialista em alergias, que pode tentar um processo de sensibilização para ajudar na tolerância ao alimento alérgico. O tratamento varia de acordo com a condição específica de cada paciente e é importante buscar a orientação adequada."

Costa Oeste News: Como a intolerância alimentar difere de outras condições relacionadas, como alergias alimentares ou doença celíaca?

Dr. Diogo Ribeiro: "Agora vou falar sobre uma questão polêmica, que é a doença celíaca, relacionada à intolerância ao glúten. Atualmente, é uma tendência no mercado fitness evitar o consumo de alimentos com glúten. O glúten é uma proteína encontrada principalmente em certos vegetais, como trigo, cevada e malte. Para a maioria das pessoas, essa proteína passa despercebida pelo intestino, assim como muitas outras proteínas que consumimos. No entanto, em algumas pessoas, o organismo confunde o glúten com proteínas de microrganismos, principalmente vermes. Ele identifica o glúten como uma ameaça, desencadeando uma resposta imune inflamatória no intestino. Isso pode levar a danos graves no intestino, desnutrição e até aumentar o risco de câncer intestinal. A doença celíaca é a forma mais grave de intolerância alimentar que discutimos até agora. A cura para a doença celíaca é evitar o consumo de glúten, e isso faz uma diferença significativa apenas para aqueles que são intolerantes ao glúten. Para pessoas sem intolerância, consumir glúten ou não é uma escolha opcional, pois o glúten é invisível para elas."

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post