Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Órgãos de segurança farão ações contra transporte ilegal de passageiros no Aeroporto de Foz do Iguaçu

Estratégias começaram a ser definidas em reunião na última terça-feira (06).

  • 09/06/2023
  • Foto(s): Geraldo Rubniak/AEN
  • Região
Órgãos de segurança farão ações contra transporte ilegal de passageiros no Aeroporto de Foz do Iguaçu

Os órgãos de segurança pública irão deflagrar, nos próximos dias, uma série de ações para inibir o transporte ilegal e irregular de pessoas que chegam no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. 

As estratégias das operações começaram a ser definidas na última terça-feira (06) em reunião conjunta das secretarias municipais de Segurança Pública e Turismo e Projetos Estratégicos, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da CCR Aeroportos, concessionária do terminal aeroportuário.

As ações para combater o transporte ilegal de passageiros no Aeroporto serão realizadas de forma permanente, frente ao aumento do número de reclamações de passageiros e representantes do trade turístico de Foz do Iguaçu. Quase 700 mil passageiros, entre embarque e desembarque, passaram pelo terminal aeroportuário nos primeiros quatro meses de 2023. No ano passado, foram aproximadamente 1,5 milhão, segundo dados da concessionária.

“A reunião serviu para traçar estratégias visando atuar contra estes motoristas clandestinos que atuam próximo ao terminal”, disse o tenente-coronel Marcos Jahnke, secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu. “Serão desencadeadas operações e fiscalizações para buscar inibir estas atividades clandestinas, que podem provocar riscos aos usuários destes transportes”, ressaltou.

“Vamos atuar firmemente com a PRF, Foztrans, Guarda Municipal e CCR Aeroportos para que possamos prover a segurança necessária”, adiantou Jahnke. A concessionária tem interesse, uma vez que, na chegada do turista, ele acaba sendo abordado de forma até violenta por um pseudo motorista de aplicativo, “corre risco de ser sequestrado, ou assaltado”, destacou. As operações serão realizadas, porém não divulgadas com antecedência para não esvaziar (provocar), devido os alertas que podem ocorrer vias redes sociais, concluiu.

Tecnologia

A intenção, segundo reforçou o secretário André Alliana (Turismo e Projetos Estratégicos), é promover um processo maior de fiscalização conjunta dos órgãos de segurança, como algumas realizadas no início do ano, mas que agora serão permanentes. Entre as ações para coibir o transporte ilegal e garantir a segurança dos turistas que ao município, também está prevista a instalação de câmeras de vídeo-monitoramento pela concessionária.

Os conteúdos dos equipamentos terão acesso da GM e PRF para facilitar a identificação de pessoas que estejam agindo de forma ilegal e irregular no Aeroporto. “Tem uma série de ações que serão tomadas para fortalecer o turismo e impedir que situações que tivemos no passado, de pessoas se agredindo, daqueles que fazem o transporte ilegal e ainda se acham no direito de serem ofensivos com quem está legal e os turistas”, afirmou Alliana. 

“Queremos que o transporte de passageiros continue ocorrendo, mas que trabalhem ali aqueles que estão regulares no processo. Quem tem aplicativo, taxista, do turismo, todos poderão continuar. O que queremos evitar é a ação daqueles que estão atuando de forma ilegal”, concluiu o secretário de Turismo.

A reunião contou com participação, além de Jahnke e Alliana, da Inspetora chefe da PRF Luiza Lux Lock; Wander Silvio Melo Junior, da CCR Aeroportos; de Lourenço Kuerten, da Secretaria de Turismo; e de Gerson Rodrigues Vieira da Guarda Municipal.

Fonte: Assessoria

Autor do post

Mais lidas relacionadas deste mês

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99827-8200

Colunistas

Cidades relacionadas

Categorias relacionadas