Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Análise do clima dos últimos três anos

Agrometeorologista faz análise do clima e aponta dificuldade enfrentada pelos produtores nos últimos anos.

O fator clima é determinante para cada ciclo produtivo. Por isso, nós do Expedição Costa Oeste preparamos uma série de informações relacionadas ao clima. 

Primeiramente, é necessário compreendermos o comportamento do clima nos últimos três anos. Para buscarmos estas informações, fomos até a UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em Cascavel. 

De acordo com o Professor DR. Reginaldo Ferreira Santos, Engenheiro Agrônomo e Agrometeorologista, o fenômeno La Niña esteve presente em nossa região por muito tempo. “Nós tivemos o fenômeno La Niña nos últimos três anos, ocasionando o esfriamento das águas do Oceano Pacífico, gerando um transtorno muito grande”, fala Reginaldo. 

Ainda de acordo com o Professor, a quantidade de chuvas em curtos períodos, como tem ocorrido nos últimos anos, não é bom. “Em média chove em nossa região algo em torno de 1.500 milímetros ao ano. Nos últimos três anos tem chovido menos, em torno de 1.200 a 1.300 milímetros. O problema maior é que essas chuvas se concentraram em um período curto, causando uma dificuldade grande ao produtor rural”, diz o Agrometeorologista.

Agora, precisamos entender o presente e projetar o futuro. Por isso, nós do Expedição Costa Oeste, lhe aguardamos no próximo episódio, onde traremos as projeções do clima para os próximos meses, especialmente neste período de encerramento de um ciclo e planejamento do próximo.

Redação Costa Oeste

Fonte: Costa Oeste News