Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Iguaçu promove assembleia para discutir questões junto a categoria

Prestação de contas, preço mínimo do milho e medidas para enfrentar desafios no inverno foram os principais temas abordados na reunião dos agricultores.

  • 31/05/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Iguaçu realizou assembleia na manhã desta quarta-feira (31), com o intuito de reunir os associados e discutir diversos assuntos relevantes para a categoria. A assembleia teve início com a prestação de contas do sindicato, na qual o presidente, Evandro Ghellere, apresentou o balanço patrimonial e financeiro referentes ao ano de 2022. A transparência é uma prioridade do sindicato, e essa prestação de contas foi aprovada por unanimidade pelos associados presentes.

Durante a assembleia, foram abordados diversos temas de interesse dos trabalhadores rurais. Um dos pontos discutidos foi a questão da aposentadoria rural e os cuidados necessários ao fazer um contrato, uma vez que, dependendo da forma como o contratante realiza o contrato, o trabalhador pode perder o direito à aposentadoria e a um seguro especial. Também foram apresentadas informações sobre o preço do milho, que atualmente está em R$ 47,00, enquanto o preço mínimo é de R$ 55,00. O sindicato está em conversas com a CONAB para buscar soluções, como um possível chamamento de compra direta dos produtores, visando alcançar um preço justo para os agricultores.

Outro assunto abordado durante a assembleia foi a recente chegada da gripe aviária ao Brasil. São Miguel do Iguaçu, é uma das maiores produtoras de frango da região, o que torna essencial tomar todas as precauções necessárias para evitar a propagação da doença. Os agricultores receberam orientações sobre os cuidados a serem tomados ao receber técnicos, como não permitir a entrada de pessoas não autorizadas nos aviários e garantir que as telas estejam em conformidade com as normas de tamanho e sem rasgos. O sindicato destacou as orientações aos agricultores para proteger a produção local.

Durante a assembleia, também foi reservado um momento para a liberdade de expressão dos associados, permitindo que eles tirassem dúvidas, fizessem discursos e compartilhassem opiniões. Esse espaço de participação ativa fortalece o sindicato e possibilita uma troca de informações valiosa entre os agricultores.

No que diz respeito à preparação do Sindicato dos Agricultores Rurais para ajudar os produtores no período de inverno, destaca-se a preocupação com a safra de milho, que está em andamento. A possibilidade de geada durante o inverno representa um grande risco para os agricultores, pois pode causar prejuízos significativos, especialmente considerando o preço atual do milho. Embora o clima seja algo que não se possa controlar, o sindicato está tomando medidas e repassando orientações sobre o Proagro, um programa de proteção ao produtor em casos de adversidades climáticas, como a ocorrência de geadas, visando minimizar eventuais prejuízos e proteger os agricultores em caso de frustração da safra.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post