Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SMI: Novas ações do Maio Amarelo incluem palestras para estudantes e Wokshop de Salvamento Veicular

As ações de conscientização no trânsito continuam nesta terça e quarta-feira, 30 e 31. A simulação de acidente de trânsito será na quarta e a população poderá prestigiar o evento.

  • 30/05/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
SMI: Novas ações do Maio Amarelo incluem palestras para estudantes e Wokshop de Salvamento Veicular

O Órgão Municipal Executivo de Trânsito e Rodoviário de São Miguel do Iguaçu (SMITRANS), a Guarda Municipal, veiculados à secretaria de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, Corpo de Bombeiros, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e Polícia Militar estão desenvolvendo uma das maiores ações ao Maio Amarelo dos últimos anos em São Miguel do Iguaçu.

Essa iniciativa faz parte das ações realizadas durante o mês de prevenção de acidentes de trânsito, que neste ano tem o tema nacional “No trânsito, escolha a vida”. Blitz educativas, visitas às escolas com palestras para os estudantes, distribuição de cartazes em vários locais e Workshop de Salvamento Veicular, estão entre as ações desenvolvidas.

O foco principal desses eventos é conscientizar sobre o respeito às leis de trânsito, como o uso do cinto de segurança, evitar o uso do celular enquanto dirige e respeitar as faixas de pedestres, que são as principais regras violadas pelos condutores.

Nessa segunda-feira, 29, houve uma palestra para os estudantes do 9º ano do Colégio Cívico Militar Nestor Victor dos Santos. “É uma satisfação estar num ambiente escolar e falar para estudantes porque eles são multiplicadores de informações na sociedade. Eles aproveitaram ao máximo as explicações”, conta o palestrante Paulo César S. do Carmo, Inspetor da Guarda Municipal.

Para a professora de Ciências, Adriana Tavares, é extremamente importante falar para esses alunos porque serão os futuros motoristas. “Precisamos alertar essa geração de que a maioria dos acidentes de trânsito é por falta de atenção e o não respeito às Leis”, destacou.

As estudantes Roberta Ambrósio e Brande Rossini Pas, observaram que no trânsito dá a impressão de tudo está ‘normalizado’ como falar ao celular, por exemplo. “Reforçar informações do respeito às Leis são fundamentais para evitar acidentes e não termos tantas mortes e invalidez”, destacou Roberta Ambrósio.

O diretor do departamento de Trânsito, Lucas Conti Viana da Silva, ratificou que todas essas ações visitam conversar e alertar a população sobre a problemática do trânsito. “É um trabalho fundamental cujo objetivo é a vida no trânsito”, afirmou.

Também nesta segunda-feira teve início o Workshop Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros do Paraná. O evento, em São Miguel do Iguaçu, tem por finalidade capacitar Bombeiros Militares, pertencentes ao 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, na área de Salvamento Veicular, estando aptos a atuarem de maneira mais efetiva nas ocorrências desta natureza, bem como atuarem como multiplicadores.

Os bombeiros passaram pela parte teórica no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI) durante a manhã, e estão tendo continuidade com a parte prática, junto ao Parque de Exposições Benvenuto Verona, durante a tarde e a terça-feira, 30.

Na quarta-feira, 31, a partir das 13h00, acontecerá um simulado de acidente de trânsito na Rua Santa Terezinha, ao lado do Paço Municipal, onde o público poderá prestigiar o evento. 


Fonte: Assessoria

Autor do post