Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

UNIGUAÇU: Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam visita técnica em propriedade referência no Sistema Compost Barn com ordenha robótica

Os acadêmicos do 5° período de Medicina Veterinária da UNIGUAÇU visitaram a propriedade da Família Sausen em Missal/PR no último sábado (27).

  • 29/05/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
UNIGUAÇU: Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam visita técnica em propriedade referência no Sistema Compost Barn com ordenha robótica

O diretor administrativo do Hospital Veterinário, e coordenador do núcleo de ciências agrárias, professor Dr. Rodrigo Tinini que ministra a disciplina de Bovinocultura de Leite e foi o responsável pela visita técnica, explicou a importância dos alunos realizarem a visita na propriedade.

“É uma propriedade modelo na questão de produção de leite da região, essa visita técnica foi com o intuito de conhecer o sistema de produção de Compost Barn e também conhecer o manejo dentro de uma propriedade que tem a ordenha robótica, é muito importante os acadêmicos terem contato com esse tipo de ordenha, porque já é uma realidade no Brasil e são poucas em nossa região. Quando eles saírem da faculdade já vão ter um conhecimento do manejo, além de poder estar por dentro das tecnologias que envolvem a disciplina”.

A acadêmica do 5° período, Jessica Andressa Link Boin contou que a experiência em visitar a propriedade foi incrível e que rendeu muito aprendizado.

“A propriedade é linda, o sistema deles é muito bem cuidado e nos dá uma alegria imensa porque a gente pode ver que a tecnologia vem crescendo muito na medicina veterinária, e facilitando o trabalho das pessoas que gostam daquilo. Os proprietários foram muito acolhedores, nos mostraram como funciona a ordenha robótica, como eles trabalham na propriedade e ainda tiraram todas as nossas dúvidas. O professor Tinini sempre busca levar a gente em propriedades que nos tragam um conhecimento melhor, e nós como acadêmicos de medicina veterinária gostamos muito, porque com certeza na prática a gente aprende muito mais”.

Segundo a Embrapa, o principal objetivo do Compost Barn é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano e a compostagem do material da cama. O método concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato.

Para o acadêmico, do 5° período, Tiago Cristiano Rigo, foi incrível poder ter contato com a ordenha robótica. “A visita na propriedade foi muito interessante, trouxe uma visão de como a tecnologia já vem sendo utilizada a campo aumentando a eficiência produtiva, reduzindo as horas de trabalho do funcionário, aumentando o bem estar animal, que como visto na visita, as vacas estavam calmas conseguimos andar no meio delas sem problema algum. A ordenha robótica foi o centro das atenções por ser algo que não vemos todos os dias, foi uma visita bem proveitosa”.

A Faculdade UNIGUAÇU está sempre em busca de proporcionar o aprendizado na prática para seus acadêmicos, com a graduação em Medicina Veterinária, um curso novo da instituição de excelência no mercado.

Inscrições abertas para o curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNIGUAÇU

Com um corpo docente altamente qualificado, a graduação em Medicina Veterinária acompanha as novas tecnologias do mercado. Os profissionais dessa área são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos animais que são criados para a produção de alimentos, como carne, leite e ovos. Além disso, esses profissionais também são responsáveis por prevenir e tratar doenças animais, como a febre aftosa e a peste suína, que podem afetar a produção e causar grandes prejuízos econômicos.

Garanta sua vaga no vestibular na Faculdade que entende o Agro!

Acesse: uniguacu.com.br/vestibular-de-inverno-2023 preencha com os seus dados e pronto!

A prova será no dia 17 de junho às 14h em nosso Campus na cidade de São Miguel do Iguaçu. 

Para mais informações ligue para (45) 3565 – 3181.

Fonte: Assessoria

Autor do post