Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missal recebe primeiro lugar no destaque “Inovação” com o projeto dos Ecopontos

São 45 Ecopontos na área rural do município de Missal.

  • 25/05/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Missal recebe primeiro lugar no destaque “Inovação” com o projeto dos Ecopontos

Durante o primeiro dia do 6º Conresol (Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade), o município de Missal foi premiado com o primeiro lugar na categoria Inovação com o projeto dos Ecopontos Georreferenciados.

São 45 Ecopontos na área rural do município de Missal, que servem como depósito temporário de materiais recicláveis, posteriormente destinados a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis) da ACAMIS (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal).

O material representa cerca de 30% dos resíduos recicláveis enviados para a Unidade. Antes da construção dos Ecopontos grande parte desses materiais eram queimados ou enterrados e só uma pequena parcela chegava à associação, depositados em pontos de ônibus ou cruzamentos de estradas.

 Com a instalação dos Ecopontos em todas as comunidades do município, algumas delas chegando a ter até três, os resíduos puderam ser acondicionados e enviados para a reciclagem, contribuindo com um ambiente limpo e aumentando também a renda dos associados da ACAMIS.

Em 2022 o município desenvolveu uma ferramenta por meio do Google Maps onde a população pode encontrar o Ecoponto mais próximo através do site do município. 

Com esse projeto obteve-se um resultado significativo na redução do descarte irregular dos resíduos, nas queimadas e também um grande aumento na quantidade de material reciclado pela Associação, além da otimização do tempo e custo da coleta.

Estiveram presentes no evento para receber o prêmio o Secretário de Meio Ambiente, Eloy Everling, a tecnóloga ambiental, Pâmela Gallas Buche, a tecnóloga ambiental da UVR, Thaíse Silvani, e dois representantes da ACAMIS, a presidente Marli Marilei Dutra o tesoureiro Cristian Sebastian Almiron.


Fonte: Assessoria

Autor do post