Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

CTG de Medianeira vai sediar Rodeio Artístico em junho

Cultura também gera negócios. Hotéis de Medianeira não dispõem mais de vagas para aquela data.

  • 23/05/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
CTG de Medianeira vai sediar Rodeio Artístico em junho

Medianeira vai sediar dias 3 e 4 de junho, uma das etapas classificatórias para o Fepart – Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha. Trata-se do 1º Festinela – Festival Sentinela de Arte e Tradição que está sendo organizado pelo CTG Sentinela dos Pampas e será realizado no Lar Centro de Eventos, com entrada franca.

O Rodeio Artístico possibilita a integração entre diversas entidades tradicionalistas do Paraná através de competições culturais de música, causos, declamações e danças tradicionais gaúchas. O seu objetivo é incentivar a formação cultural de crianças, jovens e adultos, por meio de apresentações artísticas, promover de forma sadia, competições entre os CTGs, apresentar ao público a arte gaúcha, sua importância, disciplina e amor pela arte tradicionalista, realizar o resgate do contexto cultural sobre a colonização gaúcha no Estado do Paraná e envolver a comunidade local.

A região oeste do Paraná, foi colonizada por famílias gaúchas em meados dos anos 50 à 70 e com elas, aprendeu a cultuar a tradição gaúcha por seus costumes, o chimarrão, a culinária, música, dança e principalmente, o respeito e disciplina às condutas familiares e religiosas.

E o 1º Festinela é um evento cultura e que também traz resultados positivos para a economia local. Os hotéis de Medianeira já não têm mais vagas para acomodar os visitantes (as delegações ficarão alojadas em escolas e pavilhões de comunidades). Lanchonetes, bares, restaurantes, supermercados e padarias, certamente também receberão essa clientela.

A estrutura que está sendo montada no Lar Centro de Eventos, vai abrigar todas essas apresentações e também terá uma praça de alimentação com lanches e bebidas. Haverá exposição de produtos produzidos em nosso município, bem como artesanato confeccionado por artesãos medianeirense. 

Serão quatro palcos: danças tradicionais, música, declamação e dança de salão e chula. As apresentações ocorrem de forma simultânea em todos os palcos. Também será transmitido ao vivo o placo de danças tradicionais, na página do facebook do CTG Sentinela dos Pampas, mas presença dos medianeirenses fará diferença na torcida.

“Povo que cultua suas tradições, é povo com alma”! Essa é a essência fundamental dos costumes e da tradição gaúcha e o lema do CTG Sentinela dos Pampas.

A comunidade de Medianeira está sendo chamada a se fazer presente ao evento, incentivando a todos os que se apresentarão representando o CTG Sentinela dos Pampas.

As apresentações iniciarão das 8:30, tanto no sábado como no domingo e encerram-se quando o último grupo da categoria se apresentar.

Nas redes sociais do CTG estarão a ordem de apresentações para que a população possa se programar e acompanhar os horários de apresentações.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post