Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Corpo de Bombeiros participa do Projeto Travessia pela Vida entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu

O movimento reúne mulheres que lutam contra o câncer de mama e buscam alertar sobre a importância do autoexame para um diagnóstico precoce.

  • 19/05/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Corpo de Bombeiros participa do Projeto Travessia pela Vida entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu

O 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros participou nessa quinta (18) do movimento Travessia pela vida, que reúne mulheres entre 29 e 72 anos que enfrentam câncer de mama. As mulheres estavam a bordo do Dragon Boat Flor de Lotus, que realizou a travessia entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, acompanhadas da equipe do Corpo de Bombeiros durante todo o percurso.

O esforço não foi só por lazer: elas levaram a mensagem sobre a importância de fazer o autoexame e buscar o atendimento médico para procedimentos clínicos mais exatos para detecção e tratamento da doença.

Cada remada na canoa-dragão mostrou a força e a gratidão de viver que cada uma delas leva consigo, fazendo o percurso de ida e volta em menos de 4 horas.

O SIMBOLISMO DA CANOA-DRAGÃO

A canoa que leva a equipe pesa 250 quilos e tem 15 metros de comprimento e 22 lugares. A embarcação tem um formato de dragão por uma razão bem especial: ela é inspirada nas lendas chinesas onde dragão significa renascimento.

Próximo à cabeça, está a tamborista, que determina a velocidade da remada com as batidas. Aqui, o tambor significa o coração do dragão. 

Na parte traseira da canoa está a timoneira, que tem a função de guiar o percurso como se fosse a calda do animal. Cada um dos 22 remos são como as patas do dragão. 

Neste contexto lúdico e mitológico, surge um lema tão real quanto a vida: se todos remarem juntos, o dragão voa, a vida fica mais leve. E assim, elas encontram forças para lutar e viver.

O PROJETO

O Flor de Lótus vai completar 3 anos de outubro, e é realizado pelo Instituto Meninos do Lago, que abarca outros projetos sociais de canoagem. O Flor de Lótus surgiu com a ideia de reabilitação emocional (depressão, isolamento) e física, com inclusão social através do esporte. 

No lago, fizemos a prevenção aquática e de primeiros socorros na hipótese de acidente. E deu tudo certo! Conversamos, cuidamos e, ao final, confraternizamos. Eram como nossas irmãs, mães, avós, que confiaram em nosso serviço, nos dando exemplos de superação que nos inspirou neste evento cheio de alegrias, que foi uma verdadeira travessia pela vida.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Autor do post