Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SMI: Programa ‘Saúde na Comunidade’ atende centenas de pessoas da Unidade Básica de Saúde Ipiranga

“Momento de conhecermos de perto a realidade dos usuários e dar a eles uma oportunidade de um atendimento rápido”, afirma a coordenadora do programa e enfermeira, Tânia Carla.

  • 19/05/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
SMI: Programa ‘Saúde na Comunidade’ atende centenas de pessoas da Unidade Básica de Saúde Ipiranga

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo o programa ‘Saúde na Comunidade’ que atende centenas de pessoas que pertencem à Unidade Básica de Saúde Ipiranga, localizada no distrito Balneário Ipiranga e que abrange as comunidades Urussanga, Cotia, Linha Brasil, Alto Laranjita, Baixo Laranjita e Nova Brasília.

Toda quarta-feira a equipe formada por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde vai a uma dessas comunidades para atender de perto toda a população. “Trazemos remédios, guias de exames, além de auferir pressão, entre outros”, conta a coordenadora do programa e enfermeira, Tânia Carla Buchholz Birck.

Um trabalho que tem por objetivo aproximar a equipe da Unidade de Saúde e a população. “Momento de conhecermos de perto a realidade dos usuários e dar a eles uma oportunidade de um atendimento rápido”, conclui Tânia.

Além disso, o programa incentiva um aspecto importante quando se trata de saúde: a prevenção. “Devido ao difícil acesso de alguns usuários até a UBS, eles desistem e não realizam exames periódicos e de rotina. E esse programa facilita a vida dos moradores”, destaca a médica Maurinete Damaceno Ferreira Mendes.

A moradora da comunidade da Linha Cotia, Maristela Malaggi, disse que os usuários participam ativamente desse programa e em todo encontro há muitos moradores presentes. “É um incentivo para cuidar da saúde dos moradores de nossa comunidade e somos gratos pela equipe se dispor e vir aqui”, avaliou.

O presidente da comunidade Linha Cotia, Deoclides Antônio Malaggi, conhecido como Bianco, avaliou como um trabalho muito importante. “Ter toda a equipe da saúde aqui todo mês é uma benção”, destacou.

Para a Agente Comunitária de Saúde, Angélica Maria May, é um sonho realizado. “A gente percebia que muitas pessoas só iam à Unidade de Saúde em extrema necessidade e não tinham o hábito da prevenção, agora é diferente”, falou.

O prefeito Boaventura Motta esteve acompanhando o encontro realizado na última quarta-feira, 17. Ele lembrou do período de 03 anos que morou na comunidade e destacou a importância dessa proximidade, com o serviço indo até os munícipes  que encontram dificuldades para ir até a Unidade de Saúde.  “Quanto mais conseguirmos chegar até perto dos moradores melhor para que, assim, tenham acesso ao serviço público gratuito e de qualidade”, finalizou o prefeito.

Fonte: Assessoria

Autor do post