Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Hospital Madre de Dio retoma realização de exames de cateterismo com o Cardiologista Dr. Ulisses Somaio

Com um serviço de hemodinâmica ativo, além do cateterismo, o Hospital também realiza angioplastia e implante de stents.

  • 18/05/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O Hospital Madre de Dio, localizado em São Miguel do Iguaçu, retomou a realização do procedimento de cateterismo na manhã desta quinta (18). O exame foi realizado em um paciente do sexo masculino, residente da cidade de Foz do Iguaçu, e conduzido com êxito pelo renomado cardiologista Dr. Ulisses Somaio.

O paciente apresentava doença aterosclerótica, caracterizada pelo entupimento das artérias do coração. Durante um exame de esteira, teste ergométrico, foi observada uma alteração no eletrocardiograma, indicando que uma região do coração estava com deficiência de suprimento sanguíneo.

Para avaliar diretamente as artérias cardíacas e identificar os pontos de obstrução, o procedimento indicado foi o cateterismo. O Dr. Somaio explicou que o  método permite visualizar as artérias do coração através da injeção de contraste, que é projetado em uma tela, revelando os locais de entupimento, fornecendo informações precisas e confiáveis para o diagnóstico.

Durante o procedimento, não houve complicações, apesar do paciente apresentar uma condição avançada de obstruções parciais nas artérias coronárias. O Dr. Somaio enfatizou que o cateterismo transcorreu sem imprevistos e foi concluído com sucesso.

Após o cateterismo, alguns cuidados são essenciais para garantir uma recuperação adequada. A hidratação é fundamental para eliminar o contraste utilizado durante o procedimento. Além disso, é importante cuidar do local de inserção do cateter, seja no punho ou na virilha, para evitar sangramentos e complicações.

Nos três dias subsequentes ao procedimento, o paciente é orientado a evitar esforços e movimentos bruscos com o braço afetado, no caso em que o cateterismo foi realizado por essa via. Essas medidas visam prevenir sangramentos, hematomas ou outras complicações no local do procedimento.

O Hospital Madre de Dio aproveita para informar à população da região que conta com um serviço de hemodinâmica ativo, oferecendo cateterismo, angioplastia e implante de stents. O Dr. Somaio e equipe estão disponíveis para atender a todas as dúvidas e necessidades da comunidade local.

Com o compromisso de oferecer serviços de excelência na área cardiológica, o Hospital Madre de Dio reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar da população, buscando promover o diagnóstico precoce e tratamento eficaz das doenças cardiovasculares.



Fonte: Costa Oeste News

Autor do post