Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SMI: Especialistas discutem estratégias de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

O evento teve como propósito promover a conscientização e capacitação dos profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

  • 10/05/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
SMI: Especialistas discutem estratégias de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

São Miguel do Iguaçu sediou um evento na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, realizado nesta terça (09),  no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). O encontro reuniu autoridades locais, especialistas e profissionais que atuam diretamente com o público infanto-juvenil, com o objetivo de debater estratégias efetivas de prevenção e combate a esse grave problema social.

O evento, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, é um lembrete para toda a sociedade sobre a triste realidade da vulnerabilidade infanto-juvenil frente à violência sexual, física e emocional.

Um dos especialistas no evento, o promotor Pedro Pires, destacou a relevância das ações voltadas à proteção e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente na cidade de São Miguel do Iguaçu.



A cidade de São Miguel do Iguaçu se destaca por possuir uma rede de proteção bem estabelecida, com profissionais capacitados, que sabem como agir para reprimir tais condutas violentas e prevenir novos casos.  Ainda assim, especialistas recomendam a realização periódica de eventos que promovam mecanismos e estratégias de detecção desse tipo de violência, pois são esses profissionais que têm a responsabilidade de garantir, na maioria das vezes, que as denúncias cheguem às autoridades competentes.

Em caso de suspeita de violência sexual, é sempre recomendável buscar orientação de profissionais, como educadores, profissionais da área de saúde, o Ministério Público e o Conselho Tutelar. O Conselho Tutelar, em particular, desempenha um papel destacado na rede de proteção da infância e juventude, sendo o primeiro órgão a ser procurado em situações suspeitas.

Durante o evento, a Dra. Dana Liza, renomada palestrante, compartilhou estratégias de prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças. Ela ressaltou o cuidado ao abordar o tema de forma lúdica e respeitosa, levando em consideração a individualidade de cada criança. 


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post