Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saúde realiza palestra para o grupo de hiperdia em Santa Rosa do Ocoí

A palestra para o grupo foi com a nutricionista Eveline Valduga, que falou sobre a importância do uso do medicamento e de outras práticas fundamentais no controle da hipertensão e diabetes.

  • 08/05/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Saúde realiza palestra para o grupo de hiperdia em Santa Rosa do Ocoí

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, reuniu na última sexta-feira, 05, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Bruno Alfredo Boufleuer, do distrito Santa Rosa do Ocoí, o grupo de hiperdia, formado por pacientes que apresentam hipertensão e diabetes, para passar diversas orientações de como conviver com essas doenças.

A palestra para o grupo foi com a nutricionista Eveline Valduga, que falou sobre a importância do uso do medicamento e de outras práticas fundamentais no controle dessas doenças. “As pessoas tem o hábito de acreditar que quando falamos de hipertensão e diabetes, queremos dizer que não pode comer sal e nem doce. Isso não tem a ver com não comer, mas sim fazer novas escolhas, ou seja, são vários fatores que alteram a pressão e diabetes”, explicou Eveline.

A Sra. Neli Maria Froelich Meinerz, 68 anos, é hiptertensa, toma medicamento, no entanto, cuida na alimentação e pratica exercício. “Participar dessas palestras é importante para ajudar na prevenção e receber várias orientações”, observou.

O Sr. Elói Silfredo Bach, 77 anos, tem hipertensão e é diabético e também não se descuida do medicamento e ainda segue outras orientações. “Cuido também com a alimentação, no entanto, às vezes exagero e aí pago a consequência, mas em geral, me cuido. Essas palestras são esclarecedoras de como devemos nos controlar”, completou.

Atualmente, o município tem cadastrado mais de 5.700 pacientes com hipertensão e 1.800 diabéticos. O grupo de Santa Rosa do Ocoí tem 422 hipertensos e 120 diabéticos. 

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, disse que o objetivo de acompanhar esses grupos é, além de auxiliar no plano de cuidados individual para o controle da doença, orientar quanto ao uso correto das medicações, adesão de exercícios físicos e hábitos de alimentação adequada. “Os encontros serão semanalmente, envolvendo a participação da Equipe Multiprofissional, entre eles, nutricionista, fonoaudiólogo, professor de educação física, enfermeiro, médico da UBS, entre outros”, finalizou. 

Fonte: Assessoria

Autor do post