Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo de Missal emite ordem de serviço para instalação de câmeras de monitoramento

Outras medidas já foram tomadas para questões relacionadas à segurança Pública.

  • 05/05/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Governo de Missal emite ordem de serviço para instalação de câmeras de monitoramento

A população de Missal está preocupada com uma onda de furtos registrados nos últimos dias. A Administração Municipal de Missal, além de todas as medidas possíveis junto as autoridades de segurança do Estado, emitiu no início desta semana a ordem de serviço para a instalação de Câmeras de Monitoramento.

A ação integra o Projeto “Missal Mais Segura” e visa trazer soluções de inteligência para as Forças Policiais atuarem diante as mais variadas situações que possam ocorrer que gerem insegurança à população. O investimento com o serviço é de 192 mil reais por ano, sendo 16 mil reais por mês. A central de monitoramento ficará disponível para a atuação das forças policias no município. 

Com o processo licitatório, que foi iniciado em 18 de janeiro de 2023, este valor diminuiu quase 30% da proposta inicial, o que equivale a mais de 75 mil reais por ano de economia, ou seja, mais de 6 mil reais por mês de acordo com os valores iniciais propostos no certame. A Arrias & França Ltda-ME, com sede em Maringá – PR, tem 30 dias para a instalação das Câmeras a partir da assinatura da ordem de serviço, realizada em 02 de maio.

O valor investido corresponde a locação de Câmeras para vídeo monitoramento e gravação de imagens 24 horas por dia e 07 dias por semana, de forma ininterrupta, em todo o município de Missal, conforme projeto apresentado com os locais estratégicos, incluindo serviços de instalação dos equipamentos e a manutenção dos mesmos quando necessário.   

Cobranças ao Estado

A Segurança Pública é responsabilidade do Estado. Nem por isso, o município deixa de contribuir na tentativa de garantir maior segurança à população. Na última semana o Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com o Vice-prefeito, Eugênio Schwendler (Chenho), esteve em Curitiba a fim de, entre outros assuntos, cobrar das autoridades estaduais medidas que permitam coibir assaltos, roubos e furtos.

Ao solicitar as autoridades competentes, expuseram as necessidades, já apresentadas via ofícios ao Secretário de Estado de Segurança do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira: 1) 023/2023 de 25 de janeiro de 2023 solicitando Viatura para Polícia Civil e maior efetivo policial; e, 2) 090/2023 de 11 de abril de 2023, requerendo maior efetivo policial e Patrulha Escolar, visto que o munícipio conta apenas com uma a disposição.

O Poder Público Municipal mantém diálogo com as forças de segurança locais, justamente para identificar as necessidades de efetivo e de viaturas. No entanto, o que se percebe, é um grande número de relatos de situações de furto, porém, nem todos com registro de boletins de ocorrências. A polícia Militar reforça que ao avistar qualquer individuo em atitude suspeita é necessário acionar o 190. 

Outras Medidas

O município de Missal também efetuou a instalação de sistema vídeo porteiro nos CMEI’s, visando garantir maior segurança aos alunos e aos profissionais que ali atuam, e está em fase de conclusão a instalação do mesmo sistema nas escolas da rede municipal.

Foi iniciado ainda o processo de contratação de uma empresa especializada em Vigilância, para disponibilizar um vigilante em cada uma das 06 escolas e 03 CMEI’s. Em Sessão Extraordinária, inclusive, os vereadores aprovaram a abertura de dotação orçamentária (Lei 1.753 de 03 de maio de 2023).

Fonte: Assessoria

Autor do post