Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missal: Vigilância Sanitária alerta sobre leis que proíbem a criação de animais de produção na Zona Urbana

Animais como galinhas, galos, perus, patos, porcos, cabras, vacas entre outros não podem ser criados na Zona Urbana.

  • 05/05/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Missal: Vigilância Sanitária alerta sobre leis que proíbem a criação de animais de produção na Zona Urbana

A Administração Municipal de Missal, por intermédio da Vigilância Sanitária, alerta a população para a legislação estadual e nacional que proíbem a criação de animais de produção na Zona Urbana. Animais como galinhas, galos, perus, patos, porcos, cabras, vacas devem ser criadas somente na zona rural.

Mesmo que a criação seja para o consumo da própria família, a criação na Zona Urbana é proibida. A informação é baseada na Lei Estadual nº 13.331/2001 – Código de Saúde do Estado do Paraná, art. 344; no Decreto Estadual nº 5.711/2002; e na Lei Municipal nº 1.635/2021, art. 104.

Mas por que não?

Os responsáveis pelo setor de Vigilância Sanitária reiteram que todos devem cumprir leis estaduais e municipais, isso inclui as leis que dispõem que a criação de animais de produção é expressamente proibida em meio Urbano, mesmo que sejam em bairros mais retirados, pois podem representar incômodo, prejudicar o sossego ou colocar em risco a vizinhança, sendo permitida somente na zona rural.

Nessas leis, se enquadram os seguintes animais: abelhas, galinhas, galos, perus, patos, porcos, cabras e vacas.

Além de incômodos e perturbação do sossego à vizinhança pelo barulho dos animais, o mau cheiro, a atração de pragas (ratos, moscas, baratas, entre outros), há também o risco de zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem, através do contato direto com animais ou até o consumo dos alimentos oriundos dos animais.

Fonte: Assessoria