Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Regional da Saúde promove encontro em Medianeira que discute o PlanificaSus

Planifica SUS é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde.

  • 02/05/2023
  • Foto(s): João Hermes/Costa Oeste News
  • Região
Regional da Saúde promove encontro em Medianeira que discute o PlanificaSus

O Planifica SUS é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários. No Paraná, a organização dos processos na RAS acontece na linha de cuidado prioritária do Idoso, fazendo parte do projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, com intuito de expansão para as demais linhas prioritárias do estado, conforme avanços obtidos na implantação do projeto PlanificaSUS Paraná.

Na tarde de ontem, a 9ª Regional da Saúde reuniu representantes de todos os municípios de sua área de atuação, no auditório da UTFPR em Medianeira, onde as técnicas discutiram com os participantes, questões relacionadas à saúde dos idosos.

A mudança da pirâmide demográfica do país com o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, o aumento da população idosa trouxe novos desafios para a gestão da saúde: oferecer alternativas para garantir vida longa e saudável aos idosos.

Envelhecer mantendo sua independência e qualidade de vida é o objetivo comum dos cidadãos e da gestão pública. Para isso, é essencial rever práticas profissionais, preparar os serviços de saúde para as novas demandas que surgem e planejar alternativas de atendimento integral à saúde da população idosa. A Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso do Paraná é uma resposta a este novo momento demográfico

Bárbara de Andrade Alves Dorneles, Chefe da Atenção Primária da 9ª Regional da Saúde, explicou o trabalho que foi desenvolvido ontem em Medianeira:

Fonte: João Hermes/Costa Oeste News

Autor do post