Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

ACS de Medianeira recebem capacitação sobre sinais e sintomas em saúde mental

A 9ª Regional da Saúde esteve em Medianeira para uma capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde .

  • 02/05/2023
  • Foto(s): João Hermes/Costa Oeste News
  • Região
ACS de Medianeira recebem capacitação sobre sinais e sintomas em saúde mental

A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A atenção à saúde em rede com diferentes pontos de atenção evidencia um conjunto de desafios constantes, dentre eles: a necessidade de efetiva articulação com todos os serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade para o cuidado integral, qualificado e resolutivo, possibilitando o acesso e a promoção de direitos das pessoas, além da convivência em seu território.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Na tarde de sexta-feira (28), a 9ª Regional da Saúde esteve em Medianeira para uma capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para identificação de sinais e sintomas em saúde mental.

A Psicóloga Alessandra Elisa Gromowski, referência técnica em saúde mental na 9ª Regional de Saúde, destacou o trabalho realizado com as ACS do município:


Importante destacar que na área de saúde mental, muito mais do que ampliar os pontos de atenção tentando preencher os vazios assistenciais em todos os níveis de atenção, há necessidade de sensibilização da comunidade, qualificação dos profissionais, reorganização os processos de trabalho e expansão da lógica e metodologia do cuidado pela atenção psicossocial a toda rede de atenção à saúde. Para a Coordenadora da Atenção Primária, essa capacitação é importante no sentido de que servem para melhorar o trabalho da equipe e na padronização das abordagens:


Fonte: João Hermes/Costa Oeste News

Autor do post