Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

SMI: Governo Municipal vai criar dois parques municipais para preservação ambiental e geração de receita

Além de promover a conservação ambiental e possibilitar a realização de atividades educativas e de lazer, a criação desses parques municipais irá contribuir para a arrecadação do ICMS Ecológico.

  • 28/04/2023
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
SMI: Governo Municipal vai criar dois parques municipais para preservação ambiental e geração de receita

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu está dando um importante passo em direção à conservação ambiental e ao desenvolvimento econômico sustentável do município. Na manhã desta quinta-feira, 27, foi realizada uma audiência pública no auditório da Câmara Municipal para discutir a criação de dois parques municipais, que representam um marco histórico para a cidade.

A iniciativa é fruto do trabalho conjunto da Comissão Verde, vinculada ao Governo Municipal, e da Empresa Nativa, com o objetivo de preservar e recuperar as características dos ecossistemas originais, permitir a pesquisa científica, promover atividades de educação ambiental, recreação e turismo ecológico em contato com a natureza, além de gerar receita por meio do ICMS Ecológico.

O primeiro parque terá uma área de 4,6 hectares e está localizado próximo ao Jardim Vanz e à Delegacia da Polícia Civil. Já o segundo parque, com 2,3 hectares, ficará nos fundos do Horto Municipal e próximo do Jardim Mariana.

Além de promover a conservação ambiental e possibilitar a realização de atividades educativas e de lazer em contato com a natureza, a criação desses parques municipais irá contribuir para a arrecadação do ICMS Ecológico do município. "São áreas públicas inativas e a criação dessas Unidades de Conservação Municipal vai possibilitar maior arrecadação para o município como forma de ICMS", destacou o secretário de Agricultura e presidente da Comissão Verde, Marcelo Alexandre.

O município de São Miguel do Iguaçu recebe atualmente ICMS Ecológico do Parque Nacional do Iguaçu, área indígena e, a partir dessa aprovação, poderá receber dos dois parques municipais. “Isso vai acontecer já a partir de janeiro de 2024. Quanto aos valores, devemos esperar para avaliação do Instituto Água e Terra (IAT), mas podemos dizer que haverá um incremento no atual valor que o município recebe”, informa Marcelo Lubas, engenheiro técnico responsável da Nativa, empresa responsável pelo trabalho que será realizado no município.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Nunes Lazzeris, parabenizou o governo municipal por esse trabalho inédito para o município que, além de preservar o meio ambiente, vai servir de fonte de recurso. “Uma descoberta que exigiu empenho e dedicação por parte de todos”, afirmou.

Para o prefeito em exercício, Claudio Rodrigues, um momento importante para São Miguel do Iguaçu, que é o resultado de um trabalho de dedicação que vem desde o início da gestão. “Na sequência virão outros parques municipais com o propósito de criação de parques particulares que, além de gerar renda para o município, vai beneficiar os agricultores”, salientou o prefeito.

Ainda sobre o ICMS Ecológico, o município sediou na terça-feira, 25, na sala de reuniões da prefeitura, um encontro com representantes dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Apresentamos as distorções atuais que existem nas tábuas de avaliações dos municípios e solicitamos a homogeneização das mesmas. Houve um consenso para produzir um documento que será protocolado junto ao IAT solicitando a equiparação das tábuas”, completou Marcelo Lubas. 

Fonte: Assessoria

Autor do post