Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu emite alerta sobre possíveis novas cheias do Rio Paraná

A informação se baseia em análises das condições hidrológicas dos últimos dias.

  • 21/04/2023
  • Foto(s): Alexandre Marchetti
  • Região
Itaipu emite alerta sobre possíveis novas cheias do Rio Paraná

Na tarde da quinta-feira (20), a Comissão Especial de Cheias da Itaipu Binacional informou que há a possibilidade do nível da água na Estação Hidrométrica da Ponte da Amizade, no Rio Paraná, ultrapassar os 111 metros acima do nível do mar. Esse aumento pode provocar inundações no bairro San Rafael, em Ciudad del Este, com impacto inicial na passarela de pedestres, campo de futebol e algumas residências. A margem brasileira não será afetada.

A informação se baseia no acompanhamento das condições hidrológicas do Rio Paraná nos últimos dias, além da expectativa de evolução para o final de semana, com o aumento das descargas realizadas e programadas das hidrelétricas que estão localizadas a montante de Itaipu. O volume de água vem aumentando devido à frente fria dos primeiros dias de abril, o que ocasionou chuvas nas bacias dos rios que desaguam no Paraná.

A Comissão explicou que essas simulações foram realizadas com base em dados atuais, que podem variar nas próximas horas; sendo assim, essas projeções serão atualizadas diariamente. Portanto, solicita-se aos moradores do bairro San Rafael que fiquem atentos e continuem acompanhando as informações atualizadas sobre a situação dos níveis do rio Paraná publicadas no Boletim Hidrológico Binacional, disponível na página https://www.itaipu. gov.py/sites/default/files/HIDROLOGIAPY/BH.pdf.

Caso necessário, a Assessoria de Responsabilidade Social da Margem Direita da Itaipu (Paraguai) fará o remanejamento dos atingidos para um abrigo temporário.

É importante destacar que a usina binacional é a fio d'água, o que significa que não possui grande capacidade de armazenamento. A Itaipu trabalha de forma a minimizar ao máximo o pico da cheia e reduzir o seu impacto nas infraestruturas a jusante da sua barragem.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”


Fonte: Assessoria

Autor do post