Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Presidente do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu fala sobre a segurança nas escolas

Moacir Leite comenta sobre medidas para garantir a segurança dos alunos e faz recomendações aos pais.

  • 18/04/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

Na manhã desta terça-feira (18), o presidente do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu, Moacir Leite, concedeu uma entrevista ao jornal Costa Oeste News para falar sobre as atribuições do Conselho em casos de violência nas escolas. O tema tem sido amplamente discutido na atualidade, principalmente após o ocorrido em Santa Catarina há duas semanas, quando um ataque em uma creche deixou quatro vítimas.

Durante a entrevista, Moacir Leite afirmou que o Conselho Tutelar está atuante para coibir a violência nas escolas e que não há ameaças concretas à segurança das crianças e adolescentes da região. Ele ponderou que é importante não divulgar o pânico e que as pessoas não devem se aproveitar desses momentos para gerar medo na população.

“Esse é o momento de nós não divulgarmos o pânico, se acalmar, ameaça concreta elas não existem. Claro, que tem que ter todo o cuidado, mas em grande parte, acreditamos que seja fake, justamente as pessoas se aproveitam dos momentos em que é divulgado o que acontece, algum episódio, para fazer ou para tentar gerar o pânico na população.”

O presidente do Conselho Tutelar também analisou um caso que ocorreu no dia 10 de abril, onde uma adolescente foi apreendida com uma faca em um colégio de São Miguel do Iguaçu. Segundo ele, a desestruturação familiar pode ser um dos fatores que levam os alunos a apresentarem desvio de conduta e levarem armas brancas para a escola.

“A maioria dos casos assim que envolve algum tipo de violência na escola e nesses exemplos, não é o primeiro, aconteceu em outras ocasiões de o aluno, o adolescente levar uma arma branca, digamos assim... Quando a gente observa a desestruturação familiar, já não mora em alguns casos com os pais, estão presos, são envolvidos com drogas ilícitas, essas pessoas já são vítimas de violência e sobretudo violência sexual. Enfim, é o resultado que nós como sociedade, infelizmente, estamos colhendo.” 

Moacir Leite ressaltou que medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos alunos durante atividades extracurriculares e em horários de entrada e saída. Ele destacou a importância da participação dos pais na educação dos filhos e recomendou que as crianças devem ir à escola.

“Nossa gestão tem se mobilizado com efetivo fazendo esse trabalho, usando a guarda municipal, Polícia Militar, enfim... tentar tornar mais seguro possível. Nós vemos que essa questão é bem ampla, ela precisa ter a participação de todos, e quando nós falamos do adolescente, do aluno que está apresentando algum desvio de conduta, a recomendação tem sido sobre a participação dos pais desde lá da casa.”

Ao final da entrevista, o presidente do Conselho Tutelar garantiu tranquilidade para os pais permitirem o acesso dos filhos às escolas e fez um apelo para que os pais sejam mais presentes no dia a dia dos filhos, colocando limites e ajudando a transformá-los em bons cidadãos.

“Pais, levem seus filhos para as escolas! Nós já recebemos mensagens... o que eu faço para assinar e para meu filho não ir pra escola? Não! nossas crianças precisam ir pra escola. Todos os agentes estão envolvidos para dar a melhor segurança. Vamos levar nossos filhos pra escola, vamos amá-los, é importante estar presente na vida deles, colocar limites e fazer todos os esforços para que eles sejam realmente bons cidadãos.”

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post