Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Católicos de Medianeira iniciam celebrações do Tríduo Pascal

O Tríduo tem os três dias em que celebra-se o centro da nossa fé católica cristã: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus.

  • 06/04/2023
  • Foto(s): João Hermes/Costa Oeste News
  • Região
Católicos de Medianeira iniciam celebrações do Tríduo Pascal

Com a celebração da Missa da instituição da Eucaristia e do Lava Pés, a igreja católica do mundo todo iniciou nesta quinta-feira (06), as celebrações do Tríduo Pascal.

O Tríduo tem os três dias em que celebra-se o centro da nossa fé católica cristã: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. No Tríduo Pascal acompanha-se Jesus na sua passagem da morte à vida. É um tempo favorável para confrontar a nossa vida com a de Jesus que, por nós, vai à paixão, e para nos deixarmos transformar pelo seu amor.

E nessa primeira celebração, a Quinta-feira Santa (as outras duas são a Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia), os católicos celebram a Santa Ceia (instituição da Eucaristia) e o gesto do lava pés.

Na Quinta-feira Santa, medita-se o mistério da Santa Ceia do Senhor, a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Relembramos a oferta do Corpo e Sangue de Jesus sob as espécies do Pão e do Vinho, quando Jesus ofertou aos apóstolos mandando-lhes oferecer o mesmo aos seus sucessores. Revivemos, também, a promessa da Vinda do Espírito Santo como está em João, 14- 16.

Também nesta Quinta-Feira se dá o início ao Tríduo Pascal com o Lava-pés. Na Igreja Matriz Nossa Senhora de Medianeira, a celebração foi presidida pelo pároco padre Leandro Blasius, que destacou em sua homilia, o primeiro versículo do Evangelho segundo João: “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.

Na sequência, com o grupo dos 12 apóstolos, padre Leandro fez o gesto do lava-pés, reunindo 12 pessoas da comunidader para o ato.

Ao final da celebração, aconteceu a “Transladação do Santíssimo”. O sacerdote recolhe as Hóstias Consagradas e as coloca em um local à parte para que possamos contemplar esse aniquilamento de Cristo. O altar fica vazio, sem toalha e sem velas, a Igreja fica escura, as imagens são cobertas e o sacrário aberto e vazio.

A programação do Tríduo tem sequência na sexta-feira Santa, com a segunda parte do Tríduo Pascal que é a celebração da Paixão do Senhor, as 15h00. As 19h30 acontece a Via Sacra encenada, onde durante o trajeto pelas ruas do centro de Medianeira. A Via Sacra consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.

E no sábado, a celebração das 19 horas, na Igreja Matriz do centro de Medianeira, A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza de noite; mas de maneira a não terminar antes da aurora do Domingo. Nela acontece a benção do fogo novo, a procissão de luzes, do novo Círio Pascal, leituras da Palavra que contam a história povo de Deus até a ressurreição de Jesus.

E no domingo, a Missa de Pascoa será às 7h30 e à noite, à A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza de noite; mas de maneira a não terminar antes da aurora do Domingo.s 19h00.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post