Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dia Mundial da Água na Lar é marcado pelo expressivo número de nascentes recuperadas

  • 23/03/2023
  • Foto(s): Assessoria Lar Cooperativa
  • Região
Dia Mundial da Água na Lar é marcado pelo expressivo número de nascentes recuperadas

O dia da comemoração é 22 de março, mas já no dia 21, a Lar promoveu um momento muito especial vivenciado pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Geraldo Caldani de São Miguel do Iguaçu, município onde foi recuperada mais uma nascente das 68 contempladas no ciclo de 2022 pelo Programa de Prioridade Ambiental Lar.

A propriedade, do avicultor associado Marco Aurélio Farinazzo, localizada na Linha Serra do Mico, encantou não apenas as crianças, mas todos que prestigiaram o evento, fato que se deve a preservação do meio ambiente e é claro, a belíssima mina d’água. “Este é um programa essencial porque nós dependemos da água para tudo, exemplo disso é nossa propriedade que é de frango de corte, e não existe essa atividade sem água, este é um dos motivos para a preservação”. Ressaltou o associado.

A comemoração teve como objetivo, apresentar o resultado do Programa de Recuperação de nascentes, além de reforçar o compromisso da Lar com o meio ambiente, e demonstrar, através do plantio de mudas nativas de árvores, às futuras gerações a importância da preservação e recuperação dos recursos naturais.

Presente na comemoração, esteve o diretor 1º vice-presidente da Lar Diogo Sezar de Mattia que acentuou a atuação e responsabilidade ambiental da Lar, em especial o Programa de recuperação de nascentes: “Este é um Programa já vem sendo difundido dentro da Lar há vários anos, desde 2015, fazendo a diferença para os associados e para as comunidades como um todo, vindo de encontro com a preservação ambiental e do nosso planeta. Participar do momento que encerra mais um ciclo deste programa, muito nos honra, nos deixa felizes em estar transmitindo essa ideia, seja para as crianças, adultos, todos que necessitamos deste recurso, a água.”

Devido à relevância do programa, a Cooperativa ampliou o escopo, abrangendo os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, permitindo que os associados de toda a área de atuação da Lar pudessem se inscrever e contribuir na recuperação deste recurso imprescindível à vida e tão fundamental nas propriedades para o desenvolvimento de suas atividades. 

Conforme os números apresentados pelo superintendente Administrativo Financeiro da Lar Clédio Marschall, “foram 101 associados inscritos para o Ciclo 2023 do Programa de Recuperação de nascentes nos nossos três estados de atuação, com o total de 146 nascentes previstas para a recuperação até março de 2024. O Dia Mundial da Água é um dia importante em que propomos uma reflexão sobre o real uso e o quão importante esse recurso é para nossa vida e para os nossos processos produtivos enquanto cooperativa, sendo que apenas na avicultura temos quatro plantas industriais, mais de 2 mil aviários, e produtores que utilizam deste recurso diariamente para suas atividades. Entendemos que educando, ensinando desde pequenas, as crianças vão contribuir para termos um mundo melhor e esse é o conceito de sustentabilidade, vivermos o hoje, mas pensar também nas próximas gerações.” Destacou o superintendente em seu diálogo com as crianças e os demais presentes.

Para contribuir com a preservação da nascente e garantir a continuidade de sua disponibilidade hídrica, foi realizado com as crianças o plantio de mudas nativas em seu entorno. Como o solo próximo as nascentes é úmido e possui características delicadas, foram escolhidas as espécies que melhor se adaptam nesse tipo de ambiente, garantido que elas consigam se desenvolver e colaborar no reflorestamento da região. 

Um momento de destaque foi a interação da engenheira ambiental Bruna Mayer com as crianças, explicando todo o ciclo da água, bem como o recuperador de nascentes, Pedro Diesel, que detalhou como as nascentes são recuperadas. Empolgadas, as crianças beberam a água direto da mina e plantaram as mudas ao entorno dela. O aluno Pedro Samuel Antunes de 10 anos deu o seu depoimento cheio de sinceridade e emoção: “Gostei muito dessa nascente, é tão linda, uma água tão maravilhosa que Deus preparou para a gente, essa água é nossa vida, mata nossa sede. Aprendi muitas coisas, eu nem sabia que tinha essas nascentes, e agora eu percebi que é tão lindo de se ver, que a nossa natureza é a nossa vida. Eu quero vir aqui de novo, várias vezes, e trazer minha família para ver essa natureza e respirar um ar tão puro”.

Fonte: Assessoria Lar Cooperativa