Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem programação com visitas técnicas em Medianeira

Nesta edição são quatro roteiros para participantes escolherem no momento da inscrição para, durante o evento, conhecerem de perto exemplos de plantas geradoras no Estado.

  • 22/03/2023
  • Foto(s): Arquivo Frimesa
  • Região
5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem programação com visitas técnicas em Medianeira

Participantes do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril, em Foz do Iguaçu (PR), poderão conhecer como funcionam unidades de produção de biogás, a partir do aproveitamento de diferentes tipos de resíduos para obtenção de biometano, e geração de energia elétrica e térmica. Na edição deste ano, serão quatro opções de visitas técnicas a plantas em Foz do Iguaçu, em Medianeira, em São Miguel de Iguaçu, em Toledo e em Ouro Verde do Oeste. Serão todas no último dia do evento e para participar, basta escolher um dos roteiros ao inscrever-se no Fórum.

“Conhecer o biogás e biometano na prática, em campo, é um dos objetivos do Fórum por meio das visitas técnicas. Conhecendo de perto as plantas geradoras, os participantes podem ampliar a visão que têm sobre possibilidades que a fonte oferece para o mercado de energias renováveis”, destaca o coordenador do 5º Fórum, Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), uma das entidades realizadoras do evento. “O Oeste do Paraná é muito rico no desenvolvimento de soluções para os passivos ambientais, sendo importante referência para o biogás no Brasil. É uma importante vitrine em tecnologia e modelos de negócios”, acrescenta.

Cada visita técnica tem um roteiro que inclui transporte, apresentação técnica e a maior parte deles oferece serviço de alimentação. As informações estão em biogasebiometano.com.br, em Visitas Técnicas. 

As inscrições ao Fórum e às visitas técnicas podem ser feitas no link: https://www.eventspro.com.br/e/5o-forum-sul-brasileiro-de-biogas-e-biometano

O Fórum vai ocorrer no Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu (PR). Os três dias de programação incluem painéis, debates, encontros setoriais, Espaço de Negócios, eventos paralelos, as visitas técnicas e outras atividades.

Os painéis ocorrem nos dias 18 e 19 de abril e a programação tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano nos Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como em todo o país, e terá como eixos principais painéis sobre: Mercado de biogás e biometano; Eficiência em plantas; Caso de biogás na pecuária, indústria e saneamento; Biogás para geração de energia elétrica e produção de biometano; Inserção do biometano no mercado de gás natural; Novas aplicações e biorrefinarias de biogás; Financiamento de projetos de biogás.

Saiba mais sobre a programação: https://biogasebiometano.com.br/programacao/

O “Espaço de Negócios”, que será ampliado nesta edição, é destinado para os expositores apresentarem suas marcas, produtos, serviços e resultados de projetos. Acontece entre as plenárias e permite a troca de ideias, além de oportunizar negócios e parcerias.

AS OPÇÕES DE VISITAS TÉCNICAS NO DIA 20 DE ABRIL

ROTEIRO 1 - Participantes da visita técnica em Foz do Iguaçu vão à Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, da Sanepar, e depois à Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional. Neste roteiro, os visitantes vão ver, na prática, de que forma o biogás é produzido no tratamento de esgoto e aproveitado para gerar eletricidade e também produzido a partir de resíduos orgânicos em codigestão para produção de biometano a veículos. A ETE Ouro Verde foi a primeira usina brasileira de geração distribuída de energia elétrica movida a biogás oriundo do tratamento anaeróbio de esgoto a ser cadastrada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a primeira no país a aderir ao sistema de compensação de energia elétrica. É uma unidade microgeradora. A UD da Itaipu contempla o tratamento local de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) produzidos nos cinco restaurantes do complexo Itaipu, utilizando-os para a produção de biometano como combustível em veículos e biofertilizantes para a fertirrigação de gramas ou áreas degradadas.

ROTEIRO 2 – Neste roteiro, serão apresentados uma unidade de tratamento de efluentes de abatedouro de suínos que produz biogás para a chamuscagem de carcaças (energia térmica), e uma planta que utiliza dejetos da suinocultura para produzir biogás e gerar energia elétrica. A primeira parada será na Planta de Biogás da Unidade Frigorífica Frimesa, em Medianeira. Idealizada em 2019, após estudos que visavam entender a capacidade de biodegradação do resíduo/efluente gerado no processo de tratamento de efluentes, observando o potencial de geração de biogás. Diversas análises e validações estratégicas foram realizadas até que o projeto fosse idealizado para a geração de energia térmica, em substituição ao gás GLP (gás liquefeito de petróleo) no processo de chamuscagem dos suínos. Há também a possibilidade de uso de biofertilizante oriundo desse sistema. No mesmo roteiro da visita, os participantes vão conhecer a Granja São Pedro Colombari, em São Miguel do Iguaçu, que obtém biogás e gera energia elétrica a partir de dejetos de suínos. O local foi o escolhido para inaugurar o primeiro projeto deste tipo no país e é uma planta conhecida nacionalmente pelo pioneirismo no biogás.

ROTEIRO 3 - Será possível conhecer a produção de energia gerada a partir de plantas que usam efluentes da suinocultura e resíduos agroindustriais na Central de Bioenergia, em Toledo (PR), e na EnerDinBo, em Ouro Verde do Oeste. Em Toledo, a Central de Bioenergia é um projeto desenvolvido e gerido pelo CIBiogás com apoio de estudos de tecnologia de microrredes de energia do Parque Tecnológico de Itaipu e recursos da Itaipu Binacional. Está em fase de implantação e a intenção com esse sistema de biodigestão é geração de energia elétrica a partir do biogás produzido do tratamento de efluentes da suinocultura, carcaças de suínos não abatidos e resíduos agroindustriais da região. Essa energia gerada será usada para compensar o consumo de 1.800 residências e em prédios públicos. Já a EnerDinBo, de Ouro Verde do Oeste, é uma usina híbrida de biogás e de biometano. A planta utiliza dejetos de suínos para produzir biogás e gerar energia elétrica e biometano. São em torno de 40 produtores parceiros que enviam os dejetos para a planta e, com isso, é gerado 1 megawatt/hora de energia, que é possível abastecer 2,5 mil casas. Atualmente, 300 cooperados da Cooperativa EDB - Energia do Brasil, parceira estratégica, recebem a energia da EnerDinBo, por meio da rede de distribuição da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

ROTEIRO 4 - Em Toledo, a visita técnica será feita nas instalações da Usina de Biogás ME-LE-Bioköhler e à Central de Bioenergia, em plantas de codigestão que utilizam efluentes da suinocultura, bovinocultura, avicultura de postura, suínos não abatidos e resíduos agroindustriais para produzir biogás para gerar energia elétrica. A primeira visita do roteiro, pela manhã, é na Usina ME-LE-Bioköhler que recebe dejetos de animais, produzidos em propriedades vizinhas e transportados diariamente à usina em caminhão-tanque. O biogás é utilizado para a geração de energia elétrica. A visita da tarde será na planta da Central de Bioenergia, a mesma planta que integra o Roteiro 3. A planta está em fase de implantação e a intenção com esse sistema de biodigestão é a geração de energia elétrica a partir do biogás produzido do tratamento de efluentes da suinocultura, carcaças de suínos não abatidos e resíduos agroindustriais da região.

Mais informações de cada roteiro estão no site do Fórum: https://biogasebiometano.com.br/visitas-tecnicas/

Realização do Fórum

Realizam o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:

Fonte: Assessoria Frimesa