Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria de Saúde de Missal realiza Blitz de Conscientização contra a Dengue e Chikungunya

Ações visam diminuir o alto índice de infestação do Mosquito Aedes Aegypti em Missal.

  • 20/03/2023
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Secretaria de Saúde de Missal realiza Blitz de Conscientização contra a Dengue e Chikungunya

Na manhã de sexta-feira, 17 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio dos Agentes de Endemias, realizou uma blitz de conscientização contra a Dengue e Chikungunya em Missal. Desde o início do ano foram 03 casos positivos de Dengue e 01, importado, de Chikungunya. 

Além da Blitz, os Agentes de Endemias realizaram o bloqueio de casos nas localidades onde foram registrados casos positivos. O objetivo das ações é diminuir o índice de infestação do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. O último LIRAa foi de 13,3%, considerado muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde.


A Blitz na Avenida tenho cunho orientativo, cujo objetivo é trazer o alerta a toda população Missalense quanto a preocupação com uma eventual epidemia de dengue, visto que há registro de muitos casos na região. “Pedimos uma maior atenção da população nas suas residências para eliminar os criadouros do mosquito a Aedes aegypti e assim diminuir o índice de infestação”, orienta a coordenadora de Endemia, Bárbara Schneider.  

Outro alerta é quanto a procura imediata a uma Unidade de Saúde caso apresente sintomas característicos das doenças. “Se a pessoa apresentar algum sintoma, também deve permanecer em casa em repouso”, alerta Bárbara. “Use repelente, justamente para que novos mosquitos não fiquem contaminados com o vírus da dengue, Zika e Chikungunya, impedindo que transmitam a doença para outras pessoas, acabando com o ciclo de transmissão da doença”, completa a coordenadora.

Fonte: Assessoria Missal