Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu abre segunda calha do vertedouro pela terceira vez em menos de um mês

Vertimento é necessário para manter a segurança da barragem.

  • 28/02/2023
  • Foto(s): Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
  • Região
Itaipu abre segunda calha do vertedouro pela terceira vez em menos de um mês

A Itaipu Binacional abriu novamente as comportas de uma segunda calha do vertedouro nesta terça-feira (28). É a terceira abertura realizada no mês de fevereiro (as duas anteriores aconteceram nos dias 19 e 26). A operação iniciou na madrugada e segiu até às 14h, com vazão máxima de 11,3 milhões de litros por segundo, que foi registrada ainda pela manhã.

O vertimento é necessário para manter a segurança da barragem em razão do aumento da afluência do Rio Paraná a montante (acima) do reservatório. A cheia ocorre por conta do volume de chuvas e do aumento na vazão de outras usinas, como a de Rosana (SP), por exemplo.

Segundo o gerente do Departamento de Operação do Sistema de Itaipu, Rodrigo Pimenta, a Itaipu faz uma contenção de parte da água que vem a montante da usina, controlando o nível do reservatório e do Rio Paraná. Contudo, a partir de determinado nível é preciso escoar essa água para manter a segurança da barragem.

A Itaipu faz um acompanhamento da situação hidrológica abaixo da barragem e desde o dia 15 de fevereiro mantém reuniões constantes da Comissão Especial de Cheias. O objetivo é prestar assistência a comunidades ribeirinhas eventualmente afetadas por inundações.

A Assessoria de Responsabilidade Social de Itaipu (margem paraguaia) já está atuando para minimizar os riscos com o aumento do volume do Rio Paraná. “Por precaução, a Itaipu já efetuou a remoção de moradores de 35 casas e os encaminhou para abrigos construídos pela empresa. Isso não quer dizer que as casas foram, ou serão efetivamente atingidas”, explica Pimenta. Não há previsão das cheias atingirem estruturas no lado brasileiro.

A Itaipu publica diariamente, em seu site, um boletim hidrológico com informações atualizadas sobre a situação do Rio Paraná. O documento está disponível no endereço: www.itaipu.gov.br/sites/default/files/HIDROLOGIAPY/BH.pdf.

Sobre a Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai.

Fonte: Assessoria/Itaipu Binacional